Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA.

Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda.

Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros. Não, não é exagero. Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros.

O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo?

RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”.

Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a verdade é que esta crise vai de facto ser um problema a sério.

Isto porque, os mesmos chips de memória que vão para a RAM dos teus PCs também vão para servidores, placas de IA, máquinas de cloud, etc… A Samsung, SK hynix e Micron não estão a pensar no teu PC gaming. Estão a vender para quem compra paletes inteiras de chips de uma vez.

Isto significa que existe menos oferta para o consumo doméstico, e como tal, os preços têm de subir porque o outro lado da barricada paga muito melhor.

Sim, fabricantes como Corsair, Kingston, G.Skill ou Asus continuam a montar módulos, mas compram os chips a estes gigantes. Se o custo base dispara, o preço final para o consumidor acompanha.

DDR5 está impossível. DDR4 ainda vai aguentando… por enquanto.

Neste momento, DDR5 é o maior alvo desta loucura. Exemplos reais que andam a circular:

  • kits de 32 GB DDR5 6000 que custavam 60 ou 70 euros há poucos meses, agora listados a 400, 500 ou mais
  • utilizadores a dizer que não encontram 2 x 16 GB DDR5 6000 abaixo dos 400 euros em lojas nacionais

DDR4 ainda se safa, mas não te iludas. Quando começar a desaparecer do mercado, o raciocínio é simples: menos stock, procura residual, preço volta a subir. Já vimos este filme antes.

Porque é que as pré-builds, de repente, voltaram a fazer sentido?

Uma das respostas mais interessantes que aparece nestas discussões é simples: se queres RAM “barata”, compra um PC completo já feito e montado.

Ou seja, grandes superfícies como Worten ou Fnac ainda têm muitos PCs pré-montados com preços calculados antes da explosão da memória. Ou seja, compras um PC inteiro com 32 GB por um valor que hoje mal te paga só a RAM.

É ridículo, mas é a realidade do momento.

Há ainda alguns “refúgios”: lojas locais e Amazon

Quem anda atento ainda encontra algumas oportunidades:

  • lojas pequenas que têm stock antigo a preço pré-aumento
  • kits isolados em promo em Amazon Espanha

Conclusão

A crise da RAM não é imaginação, não é conspirativa e não é só “ganância” das lojas. É o efeito direto de uma corrida gigantesca à capacidade de memória para IA e data centers.

Se estiveres a montar build nova em DDR5 em 2025, vais sofrer. E neste momento, os negócios mais inteligentes estão, ironicamente, nos PCs pré-montados e nos restos de stock antigo que ainda andam perdidos por aí.

A discussão no Reddit acerca do tema está extremamente interessante. Pode encontrar aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Alerta: há um triângulo das bermudas nas encomendas Amazon?

Se costumas fazer compras na Amazon, é provável que...

Todas as PS5 vão precisar de manutenção?

A PlayStation 5 sempre foi elogiada pela sua eficiência...

Ativa já este escudo no Multibanco antes das compras de Natal

Estamos na época crítica das compras. Entre a Amazon,...

Fuga sobre a PlayStation 6 portátil mete a PS5 ao barulho!

A conversa sobre a PlayStation 6 portátil não pára,...