Já não existem fotografias “100% reais” Isto é verdade!?

Com tanta Inteligência Artificial a chegar ao mundo mobile, temos muitos utilizadores casuais, mas também entusiastas, a questionar… Uma fotografia capturada por um smartphone moderno, com tanta ajuda de algoritmos “smart”, ainda é uma foto real? Bem, é uma questão bastante complicada de responder, especialmente quando se pensa na definição daquilo que é uma “fotografia real”.

Mas, segundo a Samsung, esse é um conceito que pura e simplesmente não existe. Quer uma foto “real”? Ou quer uma foto incrível? Só há espaço para uma destas opções.

Já não existem fotografias “100% reais” Isto é verdade!?

s24 ultra

Portanto, esta é uma questão que já anda na cabeça de vários utilizadores há vários meses, especialmente desde a altura do lançamento dos smartphones Pixel 8 da Google, que acabaram por simplificar (e muito) a edição de fotografias a partir de algoritmos inteligentes de processamento de imagem. Porém, é uma questão que parece ter ganho um novo fulgor agora que a Samsung se prepara para inundar as prateleiras com smartphones Galaxy S24! Aparelhos que pegam naquilo que os Pixel 8 trouxeram para cima da mesa, e a elevam a um nível completamente novo.

Afinal, a Edição Generativa, que será disponibilizada na Galaxy S24, entre outros aparelhos mais antigos, permite aos utilizadores apagar, recompor ou remodelar artificialmente partes de uma imagem, ou mesmo a totalidade desta, tudo numa tentativa de alcançar a perfeição fotográfica.

Não é um conceito novo, e quaisquer edições efectuadas com esta tecnologia de IA generativa resultam numa marca de água, bem como também em alterações de metadados.

S24
Gama Galaxy S24
Mas… Enquanto a Google impressionou com a capacidade, a Samsung parece meter medo com a capacidade de massificar esta tecnologia!

Sendo exatamente por isso curioso perceber que a Samsung olha para esta funcionalidade como algo completamente normal, e até obrigatório nesta nova era da tecnologia.

Ora leia aquilo que o Diretor de Experiência do Cliente da Samsung teve para dizer:

  • “No ano passado, tivemos um vídeo muito bom de Marques Brownlee (MKBHD) a falar sobre as fotos à lua. Toda a gente perguntava: ‘É falsa? Não é falsa? Um debate incrível sobre aquilo que torna uma imagem verdadeira ou falsa. Curioso! Porque, de facto, não existe tal coisa como uma fotografia verdadeira. Podemos tentar definir uma imagem real ao dizer que tirámos a fotografia, mas se utilizámos a IA para otimizar o zoom, a focagem automática, o cenário, e ainda fomos ao editor dar mais alguns toques… No final do dia… É mesmo real? Bem, isso é algo que já não existe nos dias que correm.”

No fundo, isto depende de cada um de nós, especialmente porque as fotos que já vemos nas redes sociais no nosso dia-a-dia já são tudo menos “normais” ou “reais”. Toda e qualquer foto acaba por ser trabalhada para parecer perfeita, e por isso, mesmo que por pouco, acaba por se afastar da realidade.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.