Já conhecemos as piores passwords de 2019! Consegue adivinhar?

Chegámos novamente aquela altura do ano em que quando olhamos para as piores passwords utilizadas nos últimos meses ficamos a saber porque é que tantos utilizadores na Internet continuam a ter as suas contas invadidas. É que as palavras-passe mais óbvias são exatamente a que a grande maioria das pessoas utiliza. Afinal quem reina nas piores passwords de 2019?

Já conhecemos as piores passwords de 2019! Consegue adivinhar?

Na prática, mantêm a utilização de passwords muito fracas e fáceis de avinhar. Assim, logo à partida, o primeiro lugar no top das piores palavras-passe é ocupado pela original 123456. A segunda pior palavra-passe é 123456789. Ou seja, estas serão as primeiras palavra-passe que qualquer utilizador mal intencionado irá experimentar, colocando assim os seus dados em risco. Isto claro se também utilizar esta combinação seguida de números.

piores passwords de

Isto revela logo à partida que os utilizadores têm poucos cuidados na altura de escolher a password. Na sua nona lista anual das piores palavra-passe mais utilizadas, a empresa que faz a gestão deste tipo de informação, analisou mais de 5 milhões de passwords que caíram na Internet. Depois todas elas foram classificadas e esta empresa até mostrou a posição das piores palavra-passe em relação aos lugares que ocupavam no ano passado.

Depois das duas primeiras que referimos acima, a password ‘qwerty’ salta seis lugares e ocupa agora a posição número três.

Logo a seguir está a famosa palavra-passe “password”.

Entretanto há novas entradas no TOP. As mais comuns são ‘qwertyuiop’ ‘lovely’ e, talvez devido à popularidade de Game of Thrones, ‘dragon’. Também temos ‘1q2w3e4r’, que, é claro, não é aleatória e torna-se fácil de adivinhar.

No entanto, a password ‘donald’ deixou de estar no TOP 25, enquanto a palavra-passe ‘biteme’ conseguiu ficar entre os 50 primeiros.

Mas vamos olhar para o top 10.

  • 123456
  • 123456789 (↑ 1)
  • qwerty (↑ 6)
  • password (↓ 2)
  • 1234567 (↑ 2)
  • 12345678 (↓ 2)
  • 12345 (↓ 2)
  • iloveyou (↑ 2)
  • 111111 (↓ 3)
  • 123123 (↑ 7)

Na realidade e olhando para isto, percebemos logo que algo está muito mal no campo das passwords. É que uma boa escolha pode representar a diferença entre as suas contas estarem protegidas ou à mercê de todos.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário