Quando se fala do fim do IPTV, estamos a falar mais concretamente da componente Pirata do tema, que nos últimos anos tem ganho um impacto incrível no mercado, ao possibilitar acesso a todo o tipo de conteúdo, por preços extremamente reduzidos, ou em alguns casos, completamente de borla. Pois bem, com o aumento da popularidade, também tivemos um aumento da resistência por parte das entidades que são donas dos direitos autorais.
Um aumento de resistência que não está apenas na caça às entidades que partilham o sinal de TV de forma ilegal. Porque, um pouco à imagem da velha história da Hidra, quando se corta uma cabeça, rapidamente aparecem outras duas para o seu lugar. Por isso, em vez disso, a indústria quer acabar com este mercado paralelo de uma forma muito mais rápida, mais inteligente, e na verdade, quase automática.
IPTV em Portugal: O fim pode estar a chegar!
Portanto, caso não saiba, a Sony, em conjunto com outras entidades muito interessantes no fim da pirataria de conteúdo multimédia, está a tentar patentear uma nova tecnologia capaz de encontrar, e bloquear, de forma completamente automática, aplicações ou sistemas (boxes) de streaming de sinal IPTV ilegal.
Uma patente que além de monitorizar os sinais a partir do lado do ISP, é também capaz de o fazer localmente. Visto que a tecnologia de monitorização da Sony é capaz de examinar código, e perceber que tipo de uso uma aplicação pode ter. O que é estranho, assustador, e até um abuso de poder! Afinal, mesmo que seja um uso indevido de tecnologia, o que faz em sua casa, com os seus aparelhos, apenas lhe diz respeito a si e a mais ninguém.
Afinal de contas, estamos a falar de uma tecnologia que limita aquilo que o utilizador faz, ou quer fazer. E que de certa forma, também é uma violação de privacidade, visto que é capaz de atuar como uma espécie de spyware. Dito isto, quanto à implementação de tudo isto, ainda não sabemos muito bem como poderá funcionar. Mas uma coisa é certa… O mundo da Pirataria vai ter grandes obstáculos à sua frente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!