IPTV: TV de borla? Como funciona? Só preciso de Internet? Não é legal?

IPTV: TV de borla? Como funciona? Só preciso de Internet? É ilegal? – De certeza que já ouviu alguém todo contente, seja amigo ou familiar, a dizer que tem televisão em casa com todos os canais, sem pagar ou pelo menos a um preço muito mais baixo em relação aquilo que as operadoras cobram, especialmente quando metemos os canais Premium ao barulho.

Pois bem, IPTV é no fundo uma sigla que faz referência ao ‘Television by Internet Protocol‘, ou seja, é um protocolo de TV pela Internet. O que consiste na distribuição de sinais de televisão através de conexões de banda larga (através do protocolo IP).

Em suma, serve para receber televisão da mesma maneira que recebe Internet em sua casa.

O que é a IPTV?

IPTV

Como explicámos em cima, é o protocolo de televisão pela Internet! Contudo, é um termo bastante abrangente que no fundo descreve qualquer sinal televisivo transmitido pela web. Incluindo meio menos tradicionais… E outros menos tradicionais.

Portanto, existem várias formas diferentes de IPTV, como os serviços de subscrição, aplicações de redes de TV, canais Online, etc… Assim, como o IPTV é uma maneira bastante moderna de assistir televisão, é possível encontrar vantagens e desvantagens na tecnologia.



Vantagens do IPTV

A grande vantagem do IPTV é mesmo a escolha que tem a qualquer momento. Seja um filme, série ou até conteúdo musical, está tudo à distância de alguns cliques ou alguma pesquisa.

Ou seja, nos serviços IPTV é possível encontrar canais de TV tradicionais, bem como outros que nunca irá encontrar num serviço de subscrição como é a MEO ou a NOS. Além disto, pode controlar quase tudo acerca do serviço, incluindo o bloqueio de canais mais maduros para os seus filhos.

A qualidade de imagem é brutal!

Como existe largura de banda reservada apenas e só para a finalidade que é ver televisão. Vai ter acesso a uma resolução e qualidade de imagem impressionante. O que vai muito além daquilo que consegue ter via satélite ou cabo.

Desvantagens do IPTV

Como é óbvio, nem tudo pode ser bom numa tecnologia. Por isso, no IPTV vai precisar de uma ligação à Internet que tem obviamente de ser paga. Além disso, não pode ser uma ligação qualquer, é preciso ter um bom serviço de Internet, caso contrário a sua experiência de visualização irá deixar um pouco a desejar.

Pirataria

Os serviços de IPTV existem há muitos anos, mas com o avançar da tecnologia, e aumento da velocidade e qualidade da Internet… Veio a pirataria! Que se baseia na distribuição ilegal do sinal de canais de TV pagos através da web, para aplicações ou dispositivos capazes de reproduzir o sinal.

Ou seja, como já deve ter percebido, o IPTV serve tanto para a distribuição de sinais de canais abertos, como pagos. Portanto, o problema recaí na partilha de listas de canais pagos em grupos e fóruns na Internet. O que por sua vez, é considerado pirataria de conteúdo audiovisual pelas emissoras e operadoras. (Que detêm os direitos dos produtos)

Desta maneira, tendo em conta esta partilha, surgiram no mercado aparelhos (boxes) alternativos que já trazem as relações de canais de TV pré-configuradas. Assim, o utilizador apenas precisa de ligar a ‘box’ à TV, sem ter que pagar mais nada por uma assinatura. (Vai ter de continuar a pagar a ligação à Internet)

Em suma, no mundo da pirataria IPTV, as listas de canais contornam as proteções de direitos de autor e são assim distribuídas gratuitamente a partir de serviços que infringem várias leis. Neste caso, o utilizador não paga mensalidade para ter acesso aos canais pagos. O que poderá dar origem a vários problemas no futuro.


Este artigo serviu como uma pequena introdução ao tema. Nos próximos dias iremos aprofundar mais um pouco, falando de coisinhas interessantes como XCodes, AceStream e Kodi.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Mais informação sobre iPTV? Leia também:

IPTV: O que é? Como funciona? Como posso usar legalmente? (Parte 2)

(Especial) IPTV: Ver TV pela internet é legal ou não?

IPTV grátis? Saiba como ter acesso a centenas de canais… De borla!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também