A Apple introduziu pela primeira vez um botão de ação quando lançou o Apple Watch Ultra em 2022. Um ano mais tarde, a disponibilidade do botão foi alargada ao iPhone 15 Pro e 15 Pro Max. Depois seguiram-se todos os modelos do iPhone 16 no início deste ano. O que é que se segue? Dito isto parece que haverá vários botões de ação nos futuros iPhones.
Uma patente reveladora
De acordo com uma patente recentemente publicada (via Patently Apple), a Apple poderá equipar os futuros iPhones com vários botões de ação. O documento sugere que a empresa poderia eventualmente substituir os botões de volume por dois botões programáveis. Consequentemente, os referidos iPhones poderão oferecer três botões de ação no lado esquerdo. A patente também indica que a Apple pode estar a pensar em levar estes botões personalizáveis para o iPad e Mac, mas é pouco provável que isso aconteça em breve.
Para quem não está familiarizado, o botão Ação nos iPhones mais recentes permite aos utilizadores atribuir uma tarefa personalizada. Pode ser abrir uma aplicação, ativar um modo de focagem, tirar fotografias, executar atalhos complexos, telefonar a alguém, etc. Com a ajuda da aplicação Atalhos, os utilizadores podem adicionar instruções “se” ao botão Ação. Isto ajustaria a sua funcionalidade com base nas condições especificadas. No entanto, por enquanto, a ativação do botão Ação está limitada a um toque longo e os utilizadores não podem atribuir tarefas a um clique rápido ou duplo.
Entretanto com a Apple a adotar os botões físicos no iPhone 16 ao introduzir o Controlo da câmara, não é improvável que a empresa traga mais botões de ação para futuros iPhones, iPads e Macs. No entanto, vale a pena referir que nenhum rumor recente indica que veremos essa implementação nos próximos dispositivos e muitas patentes da Apple nunca chegam a ser concretizadas.