Ultimamente só se fala de aumentos de preço, devido aos aumentos quase absurdos no lado da memória RAM e armazenamento interno. E sim, os preços vão de facto aumentar, aliás, já estão a aumentar no mundo das consolas e computadores, com algumas fabricantes a apontar para 15~20% de aumentos no espaço de 1 ou 2 meses.
Mas, no lado dos smartphones, a coisa não vai ser assim. Isto a não ser que a Apple decida aumentar os preços da geração iPhone 17. É que se isso não acontecer, todas as fabricantes Android estão presas ao que a Apple fez em Setembro.
O iPhone é que vai aguentar os preços em 2026. Tem piada!

Isto tem a sua piada, porque se existe uma grande culpada no facto de os smartphones estarem ao preço que estão, é a Apple. Foi a gigante Norte-Americana que ultrapassou a barreira dos 1000€ com o iPhone X, e de facto, sempre foi apontada como uma marca premium, que tem qualidade, mas também tem preços bastante altos.
Mas… Desta vez… O jogo está a mudar!
A Apple pode ser a responsável pela quebra de margens de todo o ecossistema Android. É que a Apple já lançou a gama iPhone 17 em Setembro, e muito raramente mexe nos preços de lançamento, até porque já deverá ter todo o stock necessário de componentes para esta geração.

Já as outras fabricantes, como é o caso da Samsung, Xiaomi, Oppo, etc… A história é outra. Aliás, a Samsung não está a conseguir meter as mãos em componentes dentro do seu próprio domínio. A Samsung não quer vender memória RAM à Samsung com desconto.
Mas, como o iPhone 17 Pro Max está nos 1499€, nenhuma fabricante pode lançar a sua versão Pro, Ultra, Max, etc… Acima deste valor. Seria uma loucura tentar lançar um smartphone rival ao iPhone, a um preço superior ao iPhone.
Por isso, se porventura queres trocar de smartphone em 2026, agradece à Apple o facto de não seres assaltado em plena via pública.
