O iPhone SE 4, que pode chegar ao mercado com o nome iPhone 16e, é um smartphone com um potencial incrível, ao ser o primeiro “low-cost” da Apple que não faz demasiados compromissos para atingir objetivos no mercado global.
Sim, o ecrã OLED é pior (menos brilho/pior performance de cor), o módulo de câmaras foi reduzido a um único sensor, entre muitas outras coisas. Mas, temos o mesmo processador, a mesma memória RAM, e de facto, apesar de um único sensor, é o mesmíssimo sensor principal da restante gama iPhone 16. Talvez mais importante que isso, o design é também muito aproximado à restante gama, em vez de ter como base algo completamente obsoleto.
A menos de 600€… Tem um potencial tremendo para mudar a gama média para todo o sempre. Porém, é também um gigantesco teste para a Apple.
iPhone SE 4 (16e) é um teste. A rede pode ser terrível!
O iPhone SE 4 pode “rebentar” com o mercado, isto é completamente inegável. Mas, nunca podemos esquecer que este smartphone existe para a Apple testar várias coisas importantes para o seu futuro.
Primeiro, a Apple precisa de facto de crescer para algum lado depois de esgotar a gama Premium. Afinal de contas, o iPhone é o seu produto mais importante, e que por isso mesmo, mais dinheiro traz para os seus cofres. Mas, este iPhone SE 4 ou iPhone 16e é também muito importante porque é o primeiro aparelho da Apple sem as garras da Qualcomm agarradas a si.
O iPhone “low-cost” chega ao mercado com um modem 5G desenhado pela Apple e produzido pela TSMC. Que claro está, ao ser o primeiro produto deste tipo desenhado “in-house”, vai muito provavelmente ficar muito aquém daquilo que a Qualcomm, MediaTek e Samsung são capazes de oferecer.
Isto poderá resultar em uma performance 4G e 5G aquém da concorrência, e talvez mais grave que isso, uma quebra na autonomia esperada da bateria.
Claro que ainda é cedo para tirar conclusões, visto que o smartphone vai ser apresentado de forma oficial hoje. Mas, é um assunto que tem de ter debaixo de olho.