O seu iPhone está a aquecer demasiado? Então leia isto!

Quer tenha um dos iPhones mais recentes, como o iPhone 15, ou um modelo mais antigo, já deve ter sentido que, por vezes, o telemóvel fica um pouco quente. Isto é normal e pode acontecer – especialmente quando liga o telemóvel para carregar. No entanto, se o sobreaquecimento for frequente ou excessivo, pode estar a lidar com um problema potencialmente perigoso que pode danificar os componentes internos do iPhone. Tendo em conta o custo de um iPhone, isso não é algo que alguém queira que aconteça. Felizmente, na maioria das vezes, é um problema que pode ser resolvido por si. Vamos então olhar para o caso do iPhone a aquecer demasiado.

O seu iPhone está a aquecer demasiado? Então leia isto!

Como saber se o iPhone está realmente a sobreaquecer

O primeiro passo para resolver o problema é determinar se o telefone está realmente a sobreaquecer ou não. Com base em factores ambientais, o seu telefone pode por vezes parecer mais quente ao toque do que outros. Isso nem sempre significa que o telemóvel esteja a sobreaquecer. O sobreaquecimento ocorre quando a temperatura do equipamento se mantém demasiado elevada durante um longo período de tempo e pode causar danos a curto e a longo prazo. Embora deixá-lo ao sol enquanto está na praia não seja bom, não precisa de entrar já em pânico.

gastar bateria do iPhone, carregar o iPhone à velocidade máxima

Sabe-se que o iPhone está a sobreaquecer quando isso inibe a sua capacidade de o utilizar. Existem alguns sinais a procurar, incluindo o facto de o ecrã ficar escuro ou negro, as portas de carregamento deixarem de funcionar como antes, o flash da câmara deixar de funcionar quando tira uma fotografia ou um desempenho mais lento ao carregar aplicações.

A duração da bateria também é um bom indicador…

Se normalmente consegue utilizar o telemóvel durante a maior parte do dia sem o recarregar, mas de repente a bateria esgota-se em duas horas, isso é um sinal de que o telemóvel pode estar a sobreaquecer. É importante saber reconhecer a diferença. Um iPhone que sobreaqueça regularmente tem de ser reparado. Isto pode significar levá-lo para ser reparado, mas antes de dar esse passo, existem algumas soluções caseiras que pode considerar.

bateria, iphone

Embora os iPhones sejam geralmente considerados objectos de uso diário, pode haver um ponto em que estão a ser usados em demasia. O que está a fazer no seu telemóvel também desempenha um papel importante. Se estiver a fazer streaming de gráficos de alta qualidade para jogar um jogo ou ver filmes durante horas e horas a fio, o telemóvel pode não conseguir dar resposta à procura. Este tipo de actividades consome o funcionamento interno do telemóvel. Isto faz aumentar a temperatura no seu interior. Pode até aparecer um ecrã de aviso de temperatura quando utiliza o telemóvel.

A solução mais óbvia para resolver este tipo de sobreaquecimento é reduzir a utilização do telemóvel. Deixar o telemóvel a dormir ou desligá-lo completamente durante algumas horas por dia pode fazer toda a diferença e poupar-lhe o incómodo de ter de o reparar. Pode também certificar-se de que a atividade em segundo plano está desativada para as aplicações de elevado tráfego, incluindo os serviços de localização.

iPhone, Apple

Para evitar o sobreaquecimento, em particular, é importante não utilizar aplicações que consumam muitos recursos quando estiver ao sol. Jogar jogos ou ver vídeos aquece o telemóvel por si só, por isso evite fazê-lo a altas temperaturas, mas também enquanto carrega o iPhone, pois também pode provocar o sobreaquecimento.

Sobreaquecimento devido a sinal fraco

Ter um sinal de Wi-Fi ou de telemóvel fraco pode ter o mesmo efeito que utilizar o telemóvel em demasia. Quando o telemóvel tem de trabalhar para obter a receção de que necessita para carregar jogos, conteúdos multimédia ou aplicações, as coisas no interior começam a ficar um pouco quentes. Se estiver a contar com a ligação do seu fornecedor de serviços e estiver num local com Wi-Fi disponível, mude para Wi-Fi. No entanto, se estiver num local sem Wi-Fi, ou se os indicadores de Wi-Fi e de dados estiverem baixos, ainda tem algumas opções.

Tente pré-carregar o máximo que puder enquanto tiver um bom serviço ou Wi-Fi. Isto funciona especialmente bem se estiver a utilizar o telemóvel nos chamados desertos de serviço, como quando está num avião ou numa viagem de comboio. Ao descarregar e ter os vídeos no telemóvel antes de partir, poupa ao dispositivo o esforço de tentar encontrar sinal. A maioria dos serviços de streaming oferece algum tipo de opção de descarregamento para visualização offline.

Sobreaquecimento devido a problemas com a bateria

À medida que o iPhone envelhece, a bateria no seu interior degrada-se com o tempo. Este tipo de envelhecimento químico pode degradar a vida útil da bateria, fazendo com que o telemóvel dure menos tempo entre carregamentos. Embora isto seja frustrante, é também uma parte natural do ciclo de vida do iPhone e, infelizmente, acontece gradualmente. É quando isto acontece de repente, do nada, combinado com um telefone quente ou um aviso sobre temperaturas elevadas no ecrã do telefone, que tem de se preocupar.

Quando a bateria do iPhone está danificada, pode não haver muito que possa fazer. As medidas preventivas são fundamentais neste tipo de problemas. Para prolongar a vida útil da bateria do iPhone e evitar problemas de sobreaquecimento, certifique-se de que o telemóvel se mantém dentro do intervalo de temperatura ambiente correto.

Se não houver qualquer problema para além de continuar a utilizar o telemóvel com uma bateria que está a funcionar mal, pode tentar colocá-lo no modo de baixo consumo. Isto ajudará a conservar a vida útil da bateria e fará com que esta trabalhe um pouco menos para manter o telemóvel ligado e evitar o sobreaquecimento. No entanto, a dada altura, poderá ser necessário considerar a substituição da bateria – especialmente se a parte de trás do telemóvel estiver a inchar.

Entretanto se nada mais resultar para resolver o problema do iPhone que está a aquecer demasiado tente fazer a reposição de fábrica ou atualizar o iPhone caso exista algum update disponível.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.