iPhone 17 Pro prova aquilo que muitos não querem ver!

Depois de dois meses com o iPhone 17 Pro, cheguei a uma conclusão interessante e difícil de ignorar. Sim, é um smartphone fantástico, pode até ser o melhor iPhone de sempre. Mas, a realidade é que já não faz assim tanta diferença face ao modelo base.

O novo topo de gama da Apple é rápido, elegante, tem câmaras impressionantes e o iOS 26 está cada vez mais polido. No entanto, depois de usar o Pro durante várias semanas, e de também já ter utilizado o iPhone 17, a sensação que fica é… Não há necessidade real de ser “Pro” este ano.

As diferenças entre o iPhone 17 e o 17 Pro estão a encolher

iPhone

As grandes diferenças estão na memória RAM (+4GB para o Pro), no SoC que é ligeiramente mais rápido, e por fim na terceira câmara na traseira.

Mas, este ano, o iPhone 17 que é também o iPhone mais barato da atual geração recebeu um ecrã a sério com 120Hz (ProMotion), e apesar de não ser o mesmo exato painel OLED, a experiência é idêntica.

Aliás, podemos dizer isto de tudo o resto. O desempenho é o mesmo apesar de algumas diferenças no processador, e até nas câmaras, a única diferença está na capacidade de zoom do modelo Pro, e todos nós sabemos que o zoom é apenas um recurso, e por isso está longe de ser crítico no dia-a-dia de um utilizador.

O que o Pro ainda faz melhor?

É verdade que o iPhone 17 Pro tem vantagens reais: bateria maior (até 17 horas de autonomia), câmara telefoto de 48 MP, transferências a 10 Gbps, gravação ProRes RAW e até versões com 1 TB ou 2 TB de armazenamento.

Mas tudo isso tem um preço! A diferença mínima ronda os 300~400€, e isso é muito dinheiro em 2025. Tem de valer a pena.

O iPhone 17 é o verdadeiro equilíbrio!

O modelo base continua a oferecer duas câmaras de 48 MP, a mesma proteção Ceramic Shield 2, o mesmo botão de ação, o mesmo botão de controlo de câmara e, claro, todas as novas funções do iOS 26, incluindo a interface Liquid Glass.

No fundo, a Apple criou um iPhone base que já não é um compromisso, e isso é uma boa notícia para o consumidor. Porém, é também um problema para o Pro.

Em suma, se queres o máximo dos máximos e usas mesmo o telemóvel como ferramenta de trabalho, o iPhone 17 Pro continua a ser a escolha certa. Mas para todos os outros, o iPhone 17 é o ponto ideal entre preço, desempenho e experiência.

Talvez o verdadeiro luxo, em 2025, seja não precisar do modelo Pro.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque