Depois de duas gerações com pesadas críticas, eis que a Apple vai finalmente levar o aquecimento exagerado a sério. Segundo novas informações, o iPhone 17 Pro vai estrear um sistema de refrigeração com câmara de vapor, algo que já é comum nos topos de gama Android, mas que a Apple tem vindo a adiar há anos.
O objetivo? Manter o desempenho alto em tudo e mais alguma coisa. É para dizer adeus ao iPhone que mais parece uma torradeira.
iPhone 17 Pro aposta no “cooling”. Para quê?
A imagem foi partilhada pelo leaker Majin Bu e mostra o que será a tal câmara de vapor em cobre fino, integrada pela primeira vez num iPhone. Esta solução permite dissipar o calor de forma muito mais eficaz do que as folhas de grafite usadas atualmente no iPhone 16 Pro
Isto ajuda a evitar o thermal throttling, ou seja, a perda de desempenho que acontece quando o chip aquece demais.
Assim, com a Apple a apostar forte nos jogos AAA no iPhone e com o chip A19 Pro a prometer ainda mais potência, esta solução térmica vem em boa hora. A marca sabe que, mesmo sendo eficiente, os seus processadores começam a sofrer com temperaturas elevadas quando usados para gaming ou edição de vídeo. É algo que acaba por afetar o desempenho, a autonomia e até a durabilidade.
Como funciona?
Um líquido no interior da câmara evapora com o calor, espalha-se pelo interior para dissipar energia e depois condensa novamente, num ciclo contínuo. Assim, o calor é gerido de forma ativa e eficiente.
Se a implementação for boa, o iPhone 17 Pro pode tornar-se uma das melhores máquinas de gaming mobile, juntando a potência do A19 Pro com um sistema de refrigeração finalmente à altura. Já não era sem tempo.