A Apple tem restringido os ecrãs de alta taxa de atualização aos seus modelos iPhone Pro desde 2021. Isto apesar de até os smartphones Android baratos oferecerem esta funcionalidade. No entanto as coisas vão mudar. Já tínhamos ouvido rumores de que todos os modelos do iPhone 17 poderiam os 120Hz. Agora outra fonte confirmou estas afirmações.
A ET News, citando uma fonte da indústria, informa que todos os modelos do iPhone 17 que deverão chegar no próximo ano terão ecrãs LTPO. Esta tecnologia de ecrã – que permite uma elevada taxa de atualização com ajustes granulares – tem estado restrita aos modelos Pro da Apple desde 2021 como referi acima. Assim, parece mais provável que todos os modelos do iPhone 17 tenham uma taxa de atualização de 120 Hz.
As vantagens de uma taxa de atualização maior
Uma taxa de atualização elevada proporciona uma experiência mais suave. Isto especialmente ao percorrer o ecrã, ver animações do sistema e jogar jogos que suportam taxas de fotogramas elevadas. Os ecrãs LTPO também se distinguem dos ecrãs LTPS convencionais dos iPhones normais por oferecerem uma taxa de atualização extremamente baixa, de apenas 1 Hz em algumas situações (por exemplo, ao ler um livro eletrónico ou ao utilizar um ecrã sempre ligado). Uma taxa de atualização mais baixa resulta num menor consumo de energia. Assim há vantagens em utilizar ecrãs LTPO mesmo que não se preocupe com uma taxa de atualização de 120 Hz.
Em todo o caso, não é a primeira vez que ouvimos dizer que todos os modelos do iPhone 17 poderão oferecer uma taxa de atualização elevada. A fonte coreana The Elec e o especialista em ecrãs Ross Young já tinham afirmado que esta característica dos 120Hz está a chegar a todas as variantes do iPhone 17.
Ou seja, no próximo ano, mesmo quem comprar um iPhone mais barato vai poder ter acesso a funcionalidades que normalmente só estão disponíveis nos modelos mais caros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!