Durante semanas a fio, foi dito que toda a gama iPhone 17 iria dar o salto para ecrãs OLED capazes de oferecer 120Hz. Ou seja, a capacidade de oferecer até 120 frames por segundo, em vez dos atuais 60Hz dos modelos base.
Isto é verdade, vai de facto existir a capacidade de chegar aos 120Hz em toda a gama iPhone 17. Porém, não vamos ter ProMotion a sério nos modelos mais baratos. E sim, isto inclui o iPhone 17 Air.
iPhone 17 e iPhone 17 Air ficam presos ao passado?
Portanto, durante meses falou-se que toda a nova gama de smartphones Apple iria finalmente receber o tão desejado ProMotion. Mas afinal parece que não vai ser bem assim. Segundo uma fuga de informação vinda da China, os modelos base (iPhone 17 e o novo 17 Air), vão ter um ecrã a 120 Hz… Porém sem as funcionalidades do verdadeiro ProMotion.
Isto significa que sim, os 120Hz vão existir, porém, os ecrãs OLED destes aparelhos não vão conseguir oferecer frequências dinâmicas, ao contrário dos modelos Pro e Pro Max da Apple, que andam entre 1Hz e 120Hz.
Vai ser melhor?
Claro que sim. Vai ser uma experiência muito mais fluida face aos atuais ecrãs de 60Hz. Porém, o consumo de bateria vai aumentar, e a experiência de utilização vai ficar um pouco aquém daquilo que podemos encontrar no ProMotion a sério.
Em suma, se tudo isto se confirmar, continua a ser um avanço face à geração anterior. Mas a Apple parece querer manter o ProMotion como trunfo exclusivo dos modelos mais caros. Algo infeliz, porque em 2025, já começa a soar a tática ultrapassada.