Feliz ou infelizmente, há coisas que já ninguém acredita que sejam coincidência. Ou seja, tanto a Apple como a Samsung estão a preparar novos flagships e, curiosamente, também estão a preparar o terreno para os inevitáveis aumentos de preço. A desculpa? As tarifas de Trump.
Mas sabe o mais curioso? Este aumento vai acontecer… mesmo que essas tarifas nunca cheguem a ver a luz do dia.
iPhone 17 e Galaxy S26 vão mesmo ficar mais caros. E agora?
Portanto, como deve saber, nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump já avisou mais que uma vez: se os iPhones continuarem a ser produzidos fora do país, vão levar com uma tarifa de 25%.
A ideia é muito básica, e passa por forçar a produção em solo americano. O problema? Produzir um iPhone nos EUA é impossível. Literalmente. Não há cadeia de fornecimento, não há capacidade industrial, e não há qualquer hipótese de manter os preços praticados hoje.
Dito isto, se a Apple tiver mesmo de pagar 25% sobre cada iPhone importado da Índia ou da China, o resultado é óbvio: aumento de preços. Ah… e se achas que isso é só um problema dos americanos, pensa outra vez. Sempre que há aumentos de custos no lado da produção, Portugal acaba por pagar a fatura igual ou pior. Basta olhar para o que já aconteceu com a PS5 e consolas Xbox.
A desculpa perfeita para aumentar o preço… com ou sem tarifas!
Na prática, analistas como Ming-Chi Kuo garantem que é preferível para a Apple continuar a fabricar os iPhones fora dos EUA e aguentar com as tarifas. Porque mesmo com esse custo extra, continua a ser mais barato do que tentar montar tudo de raiz na América.
Além disso, a realidade é que apesar dos encarecimentos no lado da produção, a Apple continua com margens bastante gordas, as maiores da indústria.
Mas o mais interessante é que, segundo rumores recentes, a Apple e Samsung já está a planear aumentar os preços do iPhone 17… antes sequer de saber se estas tarifas vão mesmo avançar. Sim… Porque as tarifas vão muito provavelmente ser adiadas vários meses. Aliás, duvido que alguma vez sejam realidade, especialmente no lado da Apple.
As tarifas são só o pretexto ideal. O objetivo é simples: aumentar o preço e encontrar alguém a quem culpar.
A Samsung também não escapa
Trump não se ficou pela Apple. Também falou na Samsung, garantindo que qualquer empresa que venda smartphones nos EUA e não os produza localmente vai levar com a mesma tarifa. Ou seja, o Galaxy S26, previsto para o início de 2026, também vem com aumento de preço no bolso.
E não há volta a dar. Tal como a Apple, a Samsung não vai (nem consegue) trazer produção de smartphones para os EUA. É demasiado caro, demasiado lento e logisticamente sem sentido.