A Apple só vai apresentar a sua nova gama de smartphones iPhone 17 daqui a mais ou menos 4~5 meses. Mas, como é costume, já sabemos muita coisinha boa acerca de tudo aquilo que a gigante Norte-Americana tem estado a planear para os novos modelos. Isto tanto no lado das especificações técnicas, como também no lado do design. Ou será que não? Afinal, continuam a surgir detalhes curiosos, especialmente sobre o muito aguardado iPhone 17 Air.
iPhone 17 Air traz detalhe estranho… que pode irritar
Portanto, segundo dados retirados dos leaks e CADs do iPhone 17, há um detalhe no design que não vai agradar a toda a gente. Estamos a falar da porta USB-C, que pela primeira vez não está centrada na linha frente-traseira do aparelho. Ou seja, está deslocada para trás.
Pode parecer um detalhe mínimo, que não vai ter um qualquer impacto no dia-a-dia dos utilizadores. Porém, para quem aprecia o rigor quase obsessivo da Apple nos alinhamentos, vai ficar incomodado.
Entretanto, é possível que esta alteração tenha sido necessária para acomodar melhor os componentes internos, mas a verdade é que quebra a simetria habitual.
Não é só aqui que há mudanças
Além disso, há outras alterações visíveis, como as grelhas das colunas. Em vez dos habituais cinco furos de cada lado, o iPhone 17 Air pode trazer apenas dois. Isto pode significar algum compromisso na qualidade sonora, já que, apesar de só uma das colunas ser funcional, a Apple sempre manteve o design equilibrado para efeito visual.
Mais compromissos: o iPhone 17 Air deve vir com apenas uma câmara traseira, apesar de manter o sensor de 48 MP com menos zoom ótico de 2x. Além de tudo isto, também se espera que a autonomia fique ligeiramente comprometida, mesmo com os esforços da Apple para incluir os seus próprios chips de modem 5G e Wi-Fi, mais eficientes.
Num detalhe interessante mas pouco impactante, o iPhone 17 Air deve ser um modelo exclusivamente eSIM a nível global. Adeus cartões físicos.
Mas há boas notícias
Apesar destes cortes, estamos a falar de um smartphone muito capaz. O iPhone 17 Air deve trazer o novo chip A19, 12 GB de RAM e um ecrã OLED de 6,6 polegadas com tecnologia ProMotion (120Hz).
No fundo, vai ser um equipamento leve e elegante, pensado para quem quer um iPhone fino, rápido e sofisticado… mas talvez com alguns compromissos escondidos debaixo do capô.