Da mesma forma que a Sony está a ser criticada pelo anúncio da sua PS5 Pro extremamente cara, mas pouco diferente face aos modelos já existentes da PS5, a realidade é que a Apple também está a ser criticada por lançar um gama de smartphones iPhone 16 extremamente parecida ao que já existia nas prateleiras.
Sim, a Apple é muitas vezes criticada por lançar o mesmo produto vezes sem conta. Mas, o criticismo nunca chegou ao nível de agora. O que pode ser preocupante para a empresa.
É por isso que a empresa já se veio defender, ao afirmar que, apesar das aparentes poucas mudanças no hardware e design dos novos aparelhos, existem grandes melhorias! Isto é especialmente verdade em 3 campos.
iPhone 16: Apple promete ter corrigido 3 grandes problemas!
Portanto, apesar de o preço ser o mesmo, tudo indica que, sejam elas muitas ou poucas, as melhorias existem, o design também tem algumas diferenças, sendo exatamente por isso que temos uma nova geração de smartphones Apple no mercado.
Mas, apesar de até aqui ainda não termos visto grande coisa, a Apple jura a pés juntas que resolveu vários problemas importantes, com um foco maior em 3 assuntos mais sérios.
Quais são?
A Apple não quis revolucionar nada, mas quis corrigir as coisas que mais irritaram os utilizadores no ano passado. Isto inclui uma melhor autonomia da bateria, um maior controlo da temperatura, e claro, o muito famoso botão de captura que deverá dar todo uma nova camada de controlo no lado da captura de imagem a partir do módulo traseiro de câmaras dos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max.
O botão de captura é talvez o menos importante do conjunto, porque apesar de interessante, não vai mudar aquilo que é o iPhone 16 na sua base.
Já o controlo de temperatura e aumento da autonomia da bateria, vão afetar de forma muito significativa o dia-a-dia dos utilizadores.
Afinal, um SoC mais fresco, é também um SoC mais saudável, capaz de oferecer níveis de performance mais altos, e talvez mais importante que isso, níveis de performance mais consistentes. Além disso, um processador que não aquece tanto, também não vai afetar negativamente os componentes à sua volta. Um smartphone quente, é um smartphone que vai dar problemas e vai durar menos tempo.
Isto não é algo que se possa ver a olho nú, mas a Apple garante que a solução de refrigeração dos novos smartphones está num nível completamente diferente, sendo por isso possível chegar a um acréscimo de 30% no mundo dos videojogos.
Conclusão
Como é óbvio, a Apple sabe que o novo iPhone não representa um grande salto em relação ao modelo do ano passado. Mas, a realidade é que também é cada vez mais complicado lançar um smartphone revolucionário ano após ano.
Por isso, se o iPhone de 2024 for o melhor iPhone de sempre, já não é mau. Entretanto, se achar que não vale a pena, pode sempre comprar um iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max. Aparelhos que estão agora muito mais baratos, e deverão oferecer muitas das mesmas capacidades, mesmo que mais quentes, e com baterias mais pequenas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!