Com o próximo update para o iOS chega uma novidade pedida há muito pelos ativistas dos direitos das crianças. É que a partir de agora os menores que tentarem enviar nudes através do iPhone vão receber um aviso. O mesmo se os tentarem abrir. É sem dúvida uma grande novidade do iOS 15.2 para proteger os menores.
iOS 15.2: menores vão receber avisos se enviarem nudes
A Apple anunciou os planos de implementação desta novidade no verão. No entanto, não se falou muito mais sobre isto. Isto porque esta novidade esteve a ser afinada. Assim quando alguém tentar enviar ou receber um nude e for menor vai receber um aviso. Seja como for, apenas a criança é avisada e não os pais. Isto levou a duas reações diferentes.
Algumas pessoas preocupam-se com a privacidade uma vez que isto dá a entender que todas as fotos são analisadas. Outros referem que ao não avisar-se os pais isto vai servir de pouco.
A propósito disto uma empresa conduziu um estudo com resultados chocantes. A Thorn concluiu que 14% de crianças entre os 9 e os 12 anos enviaram imagens sensíveis no ano passado. Mais 6% que no ano anterior. Entretanto 21% das crianças considera normal o envio de nudes. Em 2019 só 13% pensavam assim. De acordo com a Apple o novo sistema permite às crianças pensarem duas vezes antes de enviarem fotos de que se venham a arrepender mais tarde.
A nova função de segurança no iOS 15.2 vai estar disponível através das definições de partilha familiar que os pais têm de ativar.
Tudo isto é analisado no próprio iPhone graças à inteligência artificial e não é enviado qualquer conteúdo para os servidores da Apple. Se as crianças receberem uma imagem sensível ela aparece desfocada até que se leia o aviso e se autorize a visualização. Se tentarem enviar vão ter de confirmar se querem mesmo mandar o conteúdo ou não.
Para já esta novidade está apenas disponível no iPhone. No entanto, com o passar do tempo vai chegar ao iPad ou macOS.