É frustrante quando a Internet do seu computador é rápida, mas a ligação do seu telemóvel se arrasta a um ritmo de caracol. Embora seja normal haver alguma diferença de velocidade entre dispositivos, ela não deve ser enorme. Se notar uma diferença significativa e sobretudo uma internet mais lenta no smartphone do que no PC, estas são as razões.
Está ligado a uma rede diferente
Antes de analisar a razão pela qual a Internet do seu telemóvel é mais lenta, certifique-se de que está ligado à mesma rede que o seu computador. Muitas vezes, quando nota uma grande queda na velocidade, o seu smartphone liga-se automaticamente a uma ligação hotspot diferente e mais lenta, em vez do meu Wi-Fi principal.
Se os seus dispositivos estiverem em redes diferentes, é provável que veja uma diferença na velocidade da Internet. A maioria dos dispositivos permite definir uma rede Wi-Fi preferida, pelo que se ligam diretamente a ela, mesmo quando estão disponíveis outras redes. Para garantir que o seu telemóvel obtém a mesma velocidade que o seu computador portátil, certifique-se de que a mesma rede está configurada como a opção preferida.
Utiliza o telemóvel e o computador em alturas diferentes
Quanto mais dispositivos estiverem ligados à sua rede, menos largura de banda cada um recebe, o que leva a velocidades de Internet mais lentas. Por isso, se o seu computador tem uma velocidade decente durante o dia, mas o seu telemóvel fica mais lento à noite ou aos fins-de-semana, isso pode dever-se ao congestionamento da rede devido a vários dispositivos, como crianças ou outros membros da família que utilizam a Internet em simultâneo.
Ethernet versus Wi-Fi
Se o seu computador estiver ligado ao router através de um cabo Ethernet enquanto o seu telefone estiver ligado por Wi-Fi, a diferença no tipo de ligação poderá explicar a velocidade mais lenta do seu telefone.
O Wi-Fi pode ser afetado por muitas coisas, como dispositivos electromagnéticos, paredes, distância do router ou interferência de outros dispositivos ligados. Estes factores enfraquecem o sinal e podem levar a velocidades de Internet mais lentas. Em contrapartida, uma ligação Ethernet está diretamente ligada ao router, evitando os problemas que o Wi-Fi enfrenta. Em breve, mostrar-lhe-ei como lidar com problemas individuais de Wi-Fi.
Está demasiado longe do seu router
Quanto mais próximo o seu dispositivo estiver do router, melhor será a velocidade da Internet. A ligação enfraquece à medida que se afasta ou se existirem barreiras físicas, como paredes ou chão. Assim, se o seu router estiver perto do seu computador, mas utilizar o seu telemóvel mais longe, é provável que tenha velocidades mais lentas.
Se a sua Internet abranda significativamente quando está no andar de cima ou no quintal, mas funciona bem quando está na mesma divisão que o router, a distância pode ser o problema. Para resolver este problema, coloque o router num local que ofereça uma ligação estável a todas as áreas onde utiliza o telemóvel sem afetar o sinal do seu computador.
Internet mais lenta no smartphone do que no PC? Banda de frequência Wi-Fi pode ser a culpada
As redes Wi-Fi funcionam normalmente em duas bandas de frequência: 2,4 GHz e 5 GHz e algumas em frequências superiores. A banda de 2,4 GHz cobre uma área maior, mas é mais lenta, enquanto a banda de 5 GHz oferece velocidades mais rápidas, mas tem um alcance mais curto. Ambos os dispositivos têm de funcionar na mesma banda de frequência para atingirem a mesma velocidade.
Se o telemóvel não for compatível com a banda de 5 GHz, a ligação por defeito será a mais lenta de 2,4 GHz. Para verificar isto, verifique as especificações do dispositivo utilizando o número do modelo. Se não mencionar banda dupla ou 5 GHz, não é compatível. Por outro lado, se o seu computador estiver ligado à banda de 5 GHz, é provável que note uma diferença significativa na velocidade.
Mesmo que o telemóvel suporte 5 GHz, estar longe do router pode enfraquecer o sinal, fazendo com que o router mude automaticamente o telemóvel para a banda de 2,4 GHz para uma ligação mais estável. Ficar mais perto do router pode melhorar a velocidade se o telemóvel suportar 5 GHz. Se não suportar, poderá ser necessário atualizar o telefone para um dispositivo que suporte.
Alguns routers utilizam as duas bandas Wi-Fi como redes separadas, pelo que poderá ter adicionado uma mas não a outra no seu telemóvel, o que significa que o telemóvel não muda para a outra banda. Por isso, certifique-se de que iniciou sessão em ambas.
As aplicações em segundo plano no seu telefone estão a sobrecarregar os seus dados
Poderá ter aplicações no seu telefone que continuam a ser executadas em segundo plano e a utilizar largura de banda, mesmo quando não as está a utilizar ativamente. O seu cliente de e-mail pode estar a sincronizar mensagens, as aplicações de redes sociais a atualizar feeds ou outras aplicações a seguir notificações. Além disso, é frequente deixarmos algumas aplicações não utilizadas abertas, o que sobrecarrega a nossa ligação de rede.
Embora os computadores também executem processos em segundo plano, o hardware dos telemóveis fica normalmente aquém da estabilidade da rede em comparação com os computadores com placas de rede mais rápidas. Também gerimos melhor os recursos de rede nos nossos computadores, mas muitas vezes não o fazemos nos nossos telemóveis. Além disso, poderá ter mais aplicações em execução no seu telemóvel, o que leva a velocidades mais lentas para outras tarefas.
Para melhorar a sua experiência, verifique as definições do seu telemóvel e limite a utilização de dados em segundo plano para libertar largura de banda.
A sua Internet é mais lenta no smartphone do que no PC?