O Google Maps tem tido direito a muitas novidades nos últimos tempos. A app tem sido aperfeiçoada e até tem recebido muitas características do Waze como, por exemplo, uma comunicação de incidentes mais eficaz. No entanto, nem só de funções se faz uma aplicação e como tal, por vezes, também é preciso fazer algumas modificações para melhorar a experiência de utilização. Foi exatamente o que a Google fez. Algo simples mas que tornou tudo mais clean. E sendo uma coisa tão simples já deu conta da alteração que a Google fez na interface do Google Maps?
Se utiliza esta aplicação com regularidade sabe que o Google Maps já pode mostrar dados meteorológicos quando navega no mapa.
Assim, o ecrã superior esquerdo possui um pequeno widget meteorológico que apresenta a temperatura atual, as condições e a classificação AQI. É apresentado logo abaixo dos atalhos para pontos de interesse comuns, como restaurantes, parques, cafés e estações de serviço.
Reorganizar para tornar a interface do Google Maps mais limpa
Embora os utilizadores adorassem ver as informações meteorológicas do local em que estavam a navegar, a Google acreditava que havia apenas um problema com esta funcionalidade. A sua localização no ecrã. Manter o widget sempre sobre o mapa poderia fazer com que a interface ficasse desorganizada. Como tal, a Google deslocou-o para a parte inferior do ecrã, no cartão inferior que se vê quando se toca numa localização.
Tal como na configuração original, o widget inclui as condições climatéricas, a temperatura e a informação AQI. Quando se expande a folha inferior, é possível ver mais dados meteorológicos, e as mesmas informações detalhadas podem ser acedidas tocando no widget.
A alteração ainda não está disponível para todos. No entanto já chegou à versão beta. Isto significa que se trata de uma questão de tempo até chegar à fase de produção, altura em que deverá começar a estar nos dispositivos de todos.
Entretanto, o Google Maps continua a receber outras funcionalidades úteis, incluindo a componente de comunicação de incidentes que os utilizadores aguardam há anos. O relatório de incidentes chegou ao Google Maps em dispositivos móveis em 2019, mas o Google nunca expressou sua intenção de expandir esta novidade para além do smartphone.
Tudo isto mudou no início de 2024, quando os relatórios de incidentes apareceram no CarPlay, com os utilizadores da Apple a poderem identificar a localização de perigos comuns, incluindo acidentes, radares de trânsito e obras na estrada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!