O Google Pixel 9a foi anunciado de forma oficial durante o dia de ontem, e apesar de alguns problemas no lado da produção, deverá mesmo chegar ao mercado em Abril. É um produto muito interessante porque quer trazer IA de topo a um preço mais acessível.
Mas afinal, há um problema que pode acabar por estragar a festa: a RAM não chega para alimentar o Gemini Nano XS, o modelo de inteligência artificial que equipa os irmãos mais caros. Resultado? O Pixel 9a fica com uma versão mais fraca. O que claro está, faz com que perca funcionalidades importantes.
Inteligência Artificial no smartphone? Precisa de RAM!
![]()
Como deve saber, os smartphones Pixel da Google são conhecidos pelo seu design característico, mas são muito mais apreciados pela sua qualidade de captura de imagem e capacidades IA.
Porém, o Pixel 9a vem equipado com Gemini Nano 1.0 XXS, enquanto os outros modelos da série Pixel 9 usam o Gemini Nano XS. O nome já diz tudo—o “XXS” significa extra, extra pequeno, ou seja, um modelo ainda mais reduzido face ao que é normal.
O que isto significa na prática?
- Sem processamento de imagens – Não há Pixel Screenshots, ou seja, nada de transformar capturas de ecrã numa base de dados pesquisável.
- Sem Call Notes – Nada de resumos automáticos de chamadas.
- AI mais lenta – Enquanto os outros Pixel 9 correm o Gemini XS em segundo plano, o Pixel 9a só carrega o modelo quando é necessário.
São compromissos para conseguir oferecer uma experiência de utilização “boa” a um preço mais acessível.
A culpa está onde? Está nos 8GB de RAM!
O problema principal não é o processador ou outro componente. É pura e simplesmente a falta de memória RAM. Segundo a Google, o Gemini Nano XS precisa de pelo menos 12GB para funcionar corretamente. Mas o Pixel 9a só tem 8GB, e aumentar isso significaria um custo adicional que o aproximaria demasiado do Pixel 9 normal.
O pior? A Google escolheu não avisar ninguém disto na página oficial do produto. Para um comprador distraído, pode parecer que o Pixel 9a tem as mesmas capacidades de IA que os irmãos mais caros, e de facto não está muito longe. Ainda assim, deveria estar mais claro que as coisas não são 100% iguais.
Vale a pena?
Apesar deste problema, o Pixel 9a continua a ser um telemóvel promissor. Tem um chipset poderoso, uma nova câmara e uma bateria generosa. Além disso, acredito que a IA ainda não chegou a um ponto de usabilidade que seja um factor assim tão importante para a escolha de um smartphone.
Ainda assim, se estavas a contar com inteligência artificial de ponta diretamente no dispositivo, este não é o Pixel para ti. Vamos esperar pelo nosso teste completo para ver se a performance geral compensa esta falha.

