Não é segredo que a Apple está atrasada no que diz respeito à inteligência artificial. Enquanto rivais como a Samsung e a Google já equiparam os seus dispositivos com produtos de IA avançados, o iPhone continua atrás. Mesmo com a mais recente atualização do iOS, muitos consideram que o que está disponível é pouco interessante. No entanto isto não significa que tudo seja mau. Embora a Samsung possa cobrar pela IA do Galaxy já em 2026, as funções de Inteligência Artificial da Apple aparentemente vão manter-se grátis num futuro próximo.
Numa entrevista à Wired, o CEO da Apple, Tim Cook, discutiu a abordagem da empresa em relação à IA. Quando questionado sobre a possibilidade de cobrar pelas ferramentas de IA da Apple, afirmou: “Nunca falámos em cobrar. Vemo-la como o multitoque, que permitiu a revolução do smartphone e o tablet moderno.” Isto indica que a Inteligência da Apple provavelmente continuará a ser gratuita no futuro. Tudo porque a empresa, ao contrário de alguns dos seus concorrentes, a considera uma funcionalidade essencial do sistema.
Uma decisão que não é assim tão surpreendente
Este caminho não é necessariamente surpreendente, uma vez que a maioria das funcionalidades da Apple Intelligence funciona nativamente nos modelos iPhone 16 e 15 Pro. Entretanto embora as tarefas mais exigentes dependam da infraestrutura de computação na cloud privada da Apple, o sistema, por defeito, dá prioridade ao processamento no dispositivo sempre que possível. Assim, tal como o iMessage e o FaceTime, a Apple pode ter absorvido as taxas associadas à cloud. Isto para melhorar a experiência geral de utilização dos seus dispositivos.
Dada a forma como as grandes empresas operam, não há garantia de que as ferramentas Apple Intelligence não anunciadas ainda funcionem gratuitamente daqui a alguns anos. No entanto, a declaração de Cook pode, pelo menos, tranquilizar os utilizadores do iPhone quanto ao facto de a monetização da IA incorporada não estar nos planos atuais da empresa.