Nos últimos tempos tem sido a loucura em vulnerabilidades tanto nos processadores da AMD como também nos processadores da Intel. Pois bem, foi descoberta uma nova vulnerabilidade (Downfall – CVE -2022-40982) com um profundo impacto em múltiplas gerações de processadores Intel Core.
A “novidade” está ligada à funcionalidade de otimização de memória da Intel, mais especificamente a algo que serve para acelerar a obtenção de dados espalhados pela memória. É por aqui que programas maliciosos podem ter acesso a vários tipos de dados de outros programas, incluindo dados pessoais seus.
Intel tem outra vulnerabilidade que afeta até 50% de desempenho
Portanto, a vulnerabilidade tem impacto desde os processadores Skylake até aos mais recentes Rocket Lake. Entretanto, a Intel já lançou uma atualização de micro código para mitigar os potenciais efeitos do Downfall. Porém, esta traz um potencial de queda de performance até 50% em todas as workloads que utilizem a funcionalidade da memória, especialmente em workloads AVX2 e AVX-512.
Este efeito depende de processador para processador, com alguns a apresentar quedas à volta dos 10%, enquanto outros andam à volta dos 30%. Números muito aquém dos 50% da Intel, mas que são obviamente significativos, especialmente porque é um problema que pode ter um impacto significativo em vários tipos de tarefas.
Dito isto, a atualização não é obrigatória, mas deixa os utilizadores com uma decisão nas suas mãos. Segurança ou Performance?
A lista dos processadores afetados está aqui. A lista também reflete que tipos de fragilidades cada processador pode vir a ter caso não faça a atualização do micro código.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Vai fazer a atualização, ou vai investigar mais o assunto para perceber se está mesmo em risco? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!