O mundo dos portáteis está prestes a entrar numa nova geração de performance, com a Intel pronta a implementar processadores pensados para PCs Desktop, no mercado mobile. Ao fim ao cabo, estamos a falar da primeira vez de sempre, na história dos portáteis, que uma fabricante lança um processo com 16 núcleos de processamento físicos.
Intel quer portáteis equipados com CPUs de 16 núcleos
Portanto, verdade seja dita, já existem portáteis equipados com processadores com 16 núcleos físicos. No entanto, nos casos já existentes nas prateleiras, estamos mesmo a falar de uma peça pensada para um PC Desktop, que foi implementada um pouco à pressa, sem qualquer possibilidade de debitar todo o seu poder. Em suma, geralmente, destroem a bateria destes portáteis, e acabam sempre por passar a sua vida em throttling, devido às soluções de cooling insuficientes para acalmar este tipo de ‘bicho’.
Assim, é exatamente por isto que a Intel quer levar o seu recente i9-12900 para o mundo dos portáteis, limitado aos 55W. Limitado? Sim, vai estar limitado na grande maioria das tarefas. No entanto, quando for realmente necessário, vai ter um modo turbo para poder abrir bem as suas asas.
Entretanto, isto significa que estamos a falar de um processador com 8 núcleos pensados para a performance pura e dura, e ainda 8 núcleos focados na eficiência energética. Naquilo que é um pacote de 24 threads. Curiosamente, este tipo de design, de seu nome big.LITTLE, é extremamente popular no mundo mobile. Especialmente no segmento dos smartphones e tablets, como tal, também deverá funcionar bem no segmento dos portáteis.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Boa jogada para a Intel? Especialmente agora que a AMD lançou uma nova gama de processadores mobile, baseada na arquitetura Zen 3+? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!