Intel promete PCIe 4.0 mais rápido em relação à AMD!

Ainda se lembra da chegada dos Ryzen 3000 e das motherboards X570 ao mercado? Uma das grandes novidades da plataforma foi o suporte ao standard PCIe 4.0, tanto nos slots PCIe, como nos slots M.2, o que claro está, deu origem a uma mini revolução no mercado de SSDs, com novas drives prontamente a chegarem aos 4GB e 5GB por segundo de velocidades de transferência. (Curiosamente, em 2021, já temos drives a ultrapassar os 7GB/s).

Pois bem, mesmo tendo em conta que a AMD já anda a brincar com o PCIe 4.0 desde 2019, a Intel só vai apostar na tecnologia agora com a nova gama de processadores Intel Core 11000. Contudo, pelos vistos, vai ser um suporte superior ao da AMD, capaz de retirar mais sumo ao standard.



Intel promete PCIe 4.0 mais rápido em relação à AMD!

Intel PCIe

Portanto, a Intel afirma que a sua nova geração de processadores Core 11000 (Rocket Lake-S) irão oferecer um boost de velocidade de armazenamento de 11%, em comparação aos atuais Ryzen 5000 da AMD.

A Intel até apresentou um teste com um Core i9-11900K e um SSD Samsung 980 Pro de 1TB, comprovando a sua tese. Curiosamente, a Intel até fez questão de ligar os SSDs a às  slots PCIe de ambas as plataformas, para ter a certeza que em ambas as máquinas, o SSD iria buscar a largura de banda ao CPU.

Em suma, ver uma melhoria de 11% no lado da Intel é realmente muito interessante. Será um sinal do que está para vir? Afinal de contas, depois dos Intel Core 11000, a Intel já tem lançamento planeado dos Intel Core 12000 para o fim do ano. Um lançamento que já deverá trazer suporte ao PCIe 5.0 e RAM DDR5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também