Como já sabes, apesar de algumas dificuldades, a Intel tem tentado meter o pé no competitivo mercado das placas gráficas com a sua gama Arc.
Tem sido uma aposta interessante, mas demasiado tímida para aquilo que seria de esperar. Sendo exatamente por isso que muitos rumores aontavam para um cancelamento do projeto. Pois bem, parece que afinal não é bem assim.
Novas informações mostram que a Intel está mesmo a trabalhar num novo GPU Battlemage, mais concretamente no G31, que deverá ser um pouco mais poderoso, e por isso mesmo com outras capacidades que podem mudar o rumo da Intel neste mercado.
Intel prepara novo GPU Battlemage G31. O que podemos esperar?
Segundo um manifesto de transporte descoberto nos últimos dias, a Intel continua a enviar hardware identificado como “Battlemage G31” (ou BGM-31) entre os seus laboratórios.
Mais concretamente, alguns destes envios, datados de março, seguiram para o Vietname. Para a mesma unidade de desenvolvimento que já produziu os modelos Limited Edition das Arc anteriores, como as B580 e B570. Isto pode indicar que está a caminho um novo modelo Limited Edition, pensado para desktops e baseado neste novo chip.
Claro que, apesar desta confirmação indireta de que os trabalhos continuam, ainda não temos qualquer ideia sobre uma possível data de lançamento.
Outro detalhe interessante?
Surgiram também rumores sobre uma placa Arc equipada com uns impressionantes 24GB de VRAM. Não sabemos ainda se será uma proposta para gaming ou para o mercado profissional, mas a verdade é que esta quantidade de memória aponta claramente mais para a segunda hipótese.
Fica a questão: será que a Intel vai finalmente lançar uma placa Battlemage topo de gama capaz de fazer frente às propostas mais sérias da AMD e Nvidia? Ou pelo menos com o grande objetivo de ficar mais próxima das rivais? E se sim, será que vai conseguir competir em preço e performance? Partilha a tua opinião nos comentários!