Inicio Hardware Intel - Depois de falhar os 10nm... Está na hora de olhar...

Intel – Depois de falhar os 10nm… Está na hora de olhar para os 7nm!

Parece que pode mesmo existir uma luz ao fundo do túnel das dificuldades de produção da Intel! Visto que a empresa anunciou muito recentemente, que o seu processo de fabrico de 7nm está a cumprir todas as metas planeadas nas datas previstas.

A Intel salientou na ‘Nasdaq Investor’s Conference’, que o seu processo de 7nm EUV nada tem a ver com o processo de 10nm DUV (Deep Ultraviolet). Aliás, as equipas responsáveis pelas tecnologias nem sequer são as mesmas.



O processo de fabrico de 10nm DUV já se encontra em utilização, mas apenas em pequenas quantidades, para o mercado mobile. (Processadores Intel ‘Cannon Lake’)

Pois bem, estes processadores ‘Cannon Lake’ são apenas uma miniaturização da arquitetura ‘Skylake’, sendo produzidos com o processos de 10nm. (Atualmente, apenas existe no mercado um produto desta linha, o Intel Core i3-8121U.)

Dito tudo isto, a passagem dos 10nm DUV para os 7nm EUV, irá representar um salto bastante significativo na densidade dos transistores! Com a Intel a esperar nada mais nada menos que o dobro daquilo que consegue atualmente.

Intel 7nm

O engenheiro chefe e presidente do departamento de tecnologia da Intel, Renduchintala Murthy disse:

“O processo de 7nm é da responsabilidade de uma outra equipa, e um esforço completamente separado dos 10nm. Dito isto, estamos satisfeitos com o progresso que temos feito no projeto. Aliás, muito satisfeitos com a evolução do processo de 7nm.

Acho que aprendemos várias lições com as todas as dificuldades que tivemos no processo de 10nm! E assim, conseguimos definir uma ponto de otimização entre a densidade dos transistores, energia, performance e claro, o tempo de desenvolvimento necessário.”


O facto de que o processo de 7nm está a correr como o previsto… Poderá querer dizer que as primeiras amostras irão chegar no fim do ano de 2019! E que em paralelo, a produção em massa irá começar entre 2020 e 2021.

O que curiosamente também significa que a Intel não está a contar usar o seu processo de 10nm durante muito tempo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...