A Intel está neste momento a preparar tudo de forma a que seja capaz de lançar a sua nova gama de processadores Core 12000 ao mesmo tempo que a Microsoft lança o seu Windows 11 de forma oficial. Afinal de contas, com a chegada de um novo Windows, existe sempre uma autêntica corrida/loucura aos upgrades de PCs, e como tal, a Intel quer estar na fila da frente, com a tecnologia mais avançada, e o suporte aos standards mais recentes, de forma a finalmente bater o pé ao bullying que a AMD tem feito nos últimos anos.
É exatamente por isto que começámos a ter o ‘leak’ de alguns benchmarks referentes ao Intel Core i9-12900K, o processador mais poderoso da nova gama da gigante azul dos micro processadores.
Intel Core i9-12900K: O topo de gama já apareceu na Internet!
Portanto, o processador topo de gama da décima segunda geração Intel Core deu um ar de sua graça na base de dados BaseMark. Estamos a falar do i9-12900K com 16 núcleos físicos e 24 threads, que é baseado num design big.LITTLE, ou seja, temos diferentes tipos de núcleos dentro do mesmo pacote.
Assim, temos 8 núcleos de alta performance, que equivalem a 16 threads, e posteriormente 8 núcleos focados na eficiência energética, que por sua vez equivalem a 8 threads. Daí termos 24 threads, em vez de 32, como tem sido habitual até aqui.
Curiosamente, o software reporta o processador como tendo apenas 12 núcleos, o que muito provavelmente está relacionado com o novo design híbrido. (É provável que o software esteja apenas a fazer 24/2 = 12).
Entretanto, em termos de especificações técnicas mais detalhadas… No benchmark, o processador estava a funcionar a 3.2GHz, numa motherboard Z690 da Acer com o nome de código Z69H6-AM. O Sistema Operativo escolhido para o teste foi a build mais recente do Windows 11.
O processador de nova geração teve como companhia uma RTX 3080, e 16GB de memória RAM, sendo capaz de chegar a uma pontuação de 17,744.