Intel Core i9-10900K apenas igualou o AMD Ryzen 9 3900X

Intel Core i9-10900K apenas igualou o AMD Ryzen 9 3900X – É esperado um lançamento de novos processadores Intel algures em 2020, naquilo que deverá ser uma autêntica resposta à AMD que está a gozar de um sucesso tremendo com os seus ainda muito recentes Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.

Dito isto, já tivemos alguns ‘leaks’ e rumores acerca dos novos processadores, uns positivos, mas a verdade é que a grande maioria é extremamente negativa... Ora a falar do insignificante aumento de performance, dos aumentos de temperaturas/consumo de energia, entre outras coisas. Ao fim ao cabo, a nova geração Intel Comet Lake vai utilizar também o mesmo processo de produção de 14nm. Assim, como a mesma arquitetura que já deu origem a tantos produtos e que tem sido alvo de tantas vulnerabilidades ao longo dos últimos 12 meses.

- Publicidade -


Pois bem, após um adiamento da revelação das novas motherboards Z490, parece que já temos os primeiros resultados benchmark daquele que deverá ser o CPU topo de gama desta geração Intel, o Core i9-10900K.

O novo topo de gama Intel Core i9-10900K apenas igualou o AMD Ryzen 9 3900X

Intel vs AMD

Portanto, de acordo com os resultados agora públicos, parece que o aumento de frequências e núcleos do novo processador não chegou para bater os ‘velhinhos’ Ryzen 3000. Isto mesmo tendo em conta que o 3DMark é um benchmark que gosta de frequências altas. (Para ter noção da diferença de frequências. O 10900K de 10 núcleos e 20 threads é capaz de chegar aos 5.1GHz. Enquanto o Ryzen 3900X apenas chega aos 4.6GHz.)

Algo que acaba por ser bastante interessante. Visto que o 3900X que vemos no teste, nem sequer é o CPU mais apetrechado da gama AMD Ryzen 3000. Ou seja, a Intel foi mesmo incapaz de oferecer algo capaz de lutar verdadeiramente com a sua rival. Isto apesar de até conseguir aumentar um pouco a performance em relação ao agora ‘velhinho’ 9900K em 15~25%.

Claro que temos de ter noção que a RAM no sistema Intel é significativamente mais lenta. Ainda assim, ver o novo Core i9 em igualdade com o Ryzen 9 3900X é no mínimo curioso…


Intel Core i9-10900K apenas igualou o AMD Ryzen 9 3900X – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte 1, 2

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.