Foi na CES 2019, que a Intel demonstrou (finalmente) o seu primeiro processador de 10nm para desktops! Os CPUs Ice Lake deverão chegar no final do ano, depois de adiamentos sucessivos que começaram em 2016(!). Contudo, parece que o mundo de problemas que são os 10nm da Intel, ainda tem muitos frutos para dar…

Intel está com dificuldades na implementação do suporte PCIe 4.0 no chipset para os novos processadores de 10nm

As dificuldades da Intel neste processo de fabrico têm sido bem aparentes. Afinal de contas, o número de notícias a falar disto mesmo.

10nm intel

No entanto, foi na CES que um raio de esperança brilhou por cima da Intel, parecia que tudo estava resolvido, e que as coisas estavam mesmo a avançar a bom ritmo para um lançamento no fim de 2019… O problema, é que ninguém falou do chipset que irá acompanhar os novos processadores!

Segundo algumas fontes, a Intel encontrou novos problemas nesta area, com o suporte ao novo Standard PCIe 4.0 a encabeçar a lista.

Existem receios, que isto venha a significar um novo adiamento no lançamento dos processadores Ice Lake! (Já ouço a AMD a esfregar as mãos)

Mas calma, por enquanto, isto é apenas um rumor! Afinal de contas, estamos apenas em Janeiro, e muita coisa pode mudar até à data de lançamento. O que podemos dizer agora, é que infelizmente, já não existe muita confiança nos 10nm da Intel na indústria… Por isso, qualquer rumor deste tipo, mete logo todos os especialistas em sentido.

No fundo, 2019 vai ser um ano chave para a Intel! Com a AMD a evoluir a olhos vistos nos processadores, e até a conseguir estender as suas garras para o mercado de placas gráficas, que tem sido dominado pela NVIDIA, sem qualquer concorrência.

Afinal, a AMD vai lançar os seus primeiros processadores desktop de 7nm, prometendo um aumento de performance muito significativo em relação à oferta de 2019. Além disso, a AMD também já confirmou que vai suportar PCIe nas novas motherboards para os Ryzen 3000.

No entanto, ainda estamos no principio do ano, por isso vamos manter a calma e esperar pelo que vai acontecer! Até lá, os Intel Ice Lake deverão ser apresentados na Computex, e posteriormente lançados nas semanas seguintes.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte