Se por acaso é um entusiasta do mundo da tecnologia, temos más notícias para si… 2022 vai ser um ano de aumentos. Sim, a performance vai aumentar, e é provável que os stocks também aumentem, mas estamos mesmo é a falar de aumentos no preço de vários produtos chave, em várias gamas. Ou seja, em suma… Estamos lixados!
Intel, AMD e NVIDIA vão aumentar preços! (+20%)
Portanto, ao que tudo indica, as três maiores empresas do mundo dos computadores estão a planear um aumento muito significativo de preços, nas suas gamas mais altas. Muito resumidamente, estamos a falar de um aumento de 20%, em processadores e placas gráficas.
Porquê? Bem… A produção de chips continua extremamente cara, devido à crise que teima em não desaparecer.
Por isso, a TSMC voltou a aumentar os preços das suas linhas de 7nm, 6nm e 5nm. Desta forma, todas as novas gerações de produtos, já assentes nos novos contratos, vão sofrer no campo do preço. Estamos a falar dos processadores Ryzen 7000, Ryzen 6000H/U, e claro, as placas gráficas RX 7000, RTX 40 e Intel Arc. Em suma, todos os produtos feitos nas linhas já referenciadas, da TSMC.
Claro que a disponibilidade de produtos pode melhorar, ao longo do ano, como até já foi dito pela própria AMD e NVIDIA. Por isso, este aumento de produtos pode acabar por não ser um não assunto, quando tivermos placas gráficas ao preço normal, nas prateleiras das lojas de informática. Mas no imediato… É preocupante.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Farto da crise de chips e consequente aumento de preços? Ao que tudo indica, as coisas ainda vão piorar mais um pouco antes de começarem a melhorar. Talvez, quem disse 2023 ou 2024, quando mencionou normalidade, tinha toda a razão… Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.