Inicio Windows Instale já o novo Edge baseado no Chrome! Dicas essenciais!

Instale já o novo Edge baseado no Chrome! Dicas essenciais!

Estávamos no dia 29 de Julho de 2015 quando o browser Edge foi lançado, juntamente com o Windows 10. Agora que se passaram mais de três anos, podemos constatar que este browser não conseguiu conquistar propriamente o mercado. Agora pode haver uma resposta e um nova tentativa de alcançar o sucesso. É que a primeira versão oficial do Browser Edge com o motor do Chrome já está disponível para quem tem o Windows 10. Em breve chega ao Mac e a outras versões do sistema operativo da Microsoft.

O novo Edge baseado no Chrome pode ser realmente um sucesso

A Microsoft expressou em Dezembro os seus planos de dar uma volta ao browser Edge tendo como base o projeto open source Chromium. O gigante de Redmond afirmou que ideia passava por criar uma melhor compatibilidade ao nível da Internet com os clientes e menor fragmentação para os programadores. Entretanto uma versão experimental do browser chegou à Internet no último mês. Algumas pessoas experimentaram mas até agora há poucos relatos.

novo Edge

De facto o Edge estava a perder força e era preciso fazer algo. Segundo o NetMarketShare a taxa de utilização do Edge em computadores está nos 4.4%. O Chrome em comparação, conseguiu chegar aos 65.5%. Entretanto, o browser mais antigo da Microsoft, o Internet Explorer ainda tem uma taxa de utilização de 9.83%.

Se não conseguem esperar e querem experimentar agora mesmo a nova versão do Edge já podem.

Mas atenção, tratam-se de builds Canary e Developer. Apenas para esclarecer, as versões Canary são atualizadas praticamente todas as noites para manter os utilizadores a par daquilo em que a Microsoft está a trabalhar. Já as outras versões, as Developer, são testadas pela equipa do Edge. São atualizadas semanalmente e são mais estáveis que as versões Canary.

Entretanto quem tem um Mac e outras versões do sistema operativo Windows ainda vai ter de esperar. No entanto, não deverá demorar muito até que elas fiquem disponíveis.

novo Edge

Entretanto assim que instalarem a nova versão do Edge há algumas dicas que devem conhecer para tirarem o máximo partido deste novo browser.

Podem ativar a instalação das extensões presentes no Chrome Web Store no Microsoft Edge. Para isso, onde escrevem o endereço da página que querem visitar só têm de escrever edge://extensions/ e colocar um visto na opção permitir extensões de outras lojas.

Entretanto podem mudar as definições de arranque no edge. PAra isso só têm de escrever edge://settings/onStartup para carregar os separadores da sessão anterior ou uma página em especial.

Entretanto também é possível mudar a pasta de downloads. Para isso só têm de escrever edge://settings/downloads e definir a pasta de gravação.

Já se não querem que o Edge ocupe recursos a correr em segundo plano escrevam edge://settings/system e tirem o visto dessa opção.

Há mais algumas funcionalidades que podem usar. Shift-Esc abre o gestor de tarefas como no Chrome mas tudo ainda não está totalmente finalizado.

O download pode ser feito aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...