Instale já o novo Edge baseado no Chrome! Dicas essenciais!


Por em

Estávamos no dia 29 de Julho de 2015 quando o browser Edge foi lançado, juntamente com o Windows 10. Agora que se passaram mais de três anos, podemos constatar que este browser não conseguiu conquistar propriamente o mercado. Agora pode haver uma resposta e um nova tentativa de alcançar o sucesso. É que a primeira versão oficial do Browser Edge com o motor do Chrome já está disponível para quem tem o Windows 10. Em breve chega ao Mac e a outras versões do sistema operativo da Microsoft.

O novo Edge baseado no Chrome pode ser realmente um sucesso

A Microsoft expressou em Dezembro os seus planos de dar uma volta ao browser Edge tendo como base o projeto open source Chromium. O gigante de Redmond afirmou que ideia passava por criar uma melhor compatibilidade ao nível da Internet com os clientes e menor fragmentação para os programadores. Entretanto uma versão experimental do browser chegou à Internet no último mês. Algumas pessoas experimentaram mas até agora há poucos relatos.

De facto o Edge estava a perder força e era preciso fazer algo. Segundo o NetMarketShare a taxa de utilização do Edge em computadores está nos 4.4%. O Chrome em comparação, conseguiu chegar aos 65.5%. Entretanto, o browser mais antigo da Microsoft, o Internet Explorer ainda tem uma taxa de utilização de 9.83%.

Se não conseguem esperar e querem experimentar agora mesmo a nova versão do Edge já podem.

Mas atenção, tratam-se de builds Canary e Developer. Apenas para esclarecer, as versões Canary são atualizadas praticamente todas as noites para manter os utilizadores a par daquilo em que a Microsoft está a trabalhar. Já as outras versões, as Developer, são testadas pela equipa do Edge. São atualizadas semanalmente e são mais estáveis que as versões Canary.

Entretanto quem tem um Mac e outras versões do sistema operativo Windows ainda vai ter de esperar. No entanto, não deverá demorar muito até que elas fiquem disponíveis.

Entretanto assim que instalarem a nova versão do Edge há algumas dicas que devem conhecer para tirarem o máximo partido deste novo browser.

Podem ativar a instalação das extensões presentes no Chrome Web Store no Microsoft Edge. Para isso, onde escrevem o endereço da página que querem visitar só têm de escrever edge://extensions/ e colocar um visto na opção permitir extensões de outras lojas.

Entretanto podem mudar as definições de arranque no edge. PAra isso só têm de escrever edge://settings/onStartup para carregar os separadores da sessão anterior ou uma página em especial.

Entretanto também é possível mudar a pasta de downloads. Para isso só têm de escrever edge://settings/downloads e definir a pasta de gravação.

Já se não querem que o Edge ocupe recursos a correr em segundo plano escrevam edge://settings/system e tirem o visto dessa opção.

Há mais algumas funcionalidades que podem usar. Shift-Esc abre o gestor de tarefas como no Chrome mas tudo ainda não está totalmente finalizado.

O download pode ser feito aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Windows

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

As zonas de guerra também já estão bem conectadas

Surpresa? Serviços de música digital estão a afetar o planeta!

Seguinte