O Windows 10 versão 21H2 e o Windows 11 versão 21H2 devem ser lançados no mês de Outubro como um update opcional e a propósito disto eis que já chegou à Internet um novo patch para preparar os computadores para este lançamento. Este patch que tem o nome de código KB4023057. É de facto, um patch que deve instalar se quer atualizar para o Windows 11 ou para a nova versão do Windows 10.
Atenção! Deve instalar isto se quer atualizar para o Windows 11!
Este tipo de patch já foi lançado várias vezes pela Microsoft no passado e mais concretamente desde 2018. É um pequeno download que tem como principal objetivo tornar o processo de atualização mais fácil ao resolver potenciais problemas com o registo do Windows e o próprio sistema operativo.
O documento de suporte diz que este patch foi modificado a 18 de Agosto e já começou a chegar aos utilizadores esta semana. Olhando para o tipo de atualização é possível aplicarmos esta novidade sem qualquer tipo de problemas.
O KB4023057 vem com as Microsoft Update Health Tools que permitem reparar o registo ou desativar definições que estejam com problemas. Entretanto tem também a capacidade de comprimir ficheiros para arranjar espaço para os próximos updates. Entretanto se um ficheiro ou pasta for melhorado por este update surge com duas setas azuis na pasta do perfil.
De facto a Microsoft faz muito bem ao lançar estes patches que permitem updates sem sobressaltos. Claro que não são a garantia absoluta de que tudo vai correr bem. No entanto, resolvem muitas situações para quem não ocorram problemas de maior.
Entretanto há um pormenor interessante. Assim este patch só vai aparecer se for necessário para o seu computador.
Lembro que o Windows 10 versão 21H2 deve chegar em Outubro juntamente com o Windows 11 e já está disponível para quem está registado como insider.
Como descarregar esta versão?
No menu de pesquisa comece a escrever Windows Insider como revela a imagem abaixo. Depois em Definições do Programa Windows Insider clique em Abril.
Entretanto a seguir na janela que surgir carregue em introdução
Depois carregue na opção ligar a uma conta. Entretanto, a seguir deverá escolher qual a conta que pretende associar.
Deve ser a conta que utilizou para aderir ao programa Windows Insider. Assim pode ver mais abaixo como o pode fazer. Quando lhe for pedido para escolher um canal, neste caso, escolha Canal de Previsualização de Versões.
E pronto como vê é relativamente simples! Atenção que se tratam de versões preview e como tal podem ainda estar sujeitas a alguns bugs!
O que há de novo na versão Windows 10 21H2?
A nova versão vem com muitas melhorias. Assim logo à partida a Microsoft ativou os standards de ligação wireless WPA3 H2E. Ou seja, mais segurança. De facto, o nível de proteção é muito superior face à versão anterior.
Entretanto temos também um melhor funcionamento ao nível da placa gráfica no Windows Subsystem for Linux (WSL).
Há também mais estabilidade e melhorias ao nível do desempenho.
Ou seja são boas razões para se experimentar esta nova versão.
Há mais artigos sobre o Windows 10 aqui.