A Meta tem uma longa tradição em… adquirir, ou, na pior das hipóteses, copiar de forma quase integral. Por isso, agora, com o TikTok no meio de mais uma polémica, a empresa-mãe do Instagram decidiu atacar em força com uma nova aplicação: Edits.
Uma ferramenta de edição de vídeo que, na prática, é um concorrente direto ao CapCut. Sim, o CapCut está prestes a ter companhia.
Edits: edição de vídeos com selo Instagram, mas sem ser só para Instagram!
Portanto, a nova aplicação já está disponível na App Store e na Google Play Store, e vem com um aviso importante: não é exclusiva das redes da Meta. Ou seja, podes usar a app para criar vídeos incríveis para o TikTok, YouTube, ou qualquer outra plataforma. Sem marca de água, sem limitações. Algo que nem sempre podemos dizer do CapCut.
Isto é especialmente interessante, tendo em conta que a Meta anda sempre à caça dos criadores de conteúdo, e esta app é mais uma forma de lhes dar ferramentas poderosas (e gratuitas) para não saírem do ecossistema.
O que traz a Edits?
- Câmera com qualidade melhorada e gravações até 10 minutos
- Linha temporal frame a frame para editar como um profissional
- Biblioteca de áudio completa (incluindo as músicas do Instagram)
- Efeitos com inteligência artificial, como cutouts ou animações
- Fundo verde com um só toque
- Legendas automáticas em várias línguas
- Gestão de projetos, ideias e reels num só sítio
- Exportação sem marca d’água e possibilidade de publicar onde quiseres
Basicamente, a Meta pegou nas funcionalidades mais populares do CapCut, deu-lhes um abanão e adicionou ainda uma camada de organização criativa que pode dar jeito a quem está sempre a pensar no próximo vídeo viral.
Vale a pena?
Ainda é cedo para dizer se vai ser um sucesso ao estilo de “Stories” ou um flop à la “Threads”. Mas uma coisa é certa: a app é gratuita, está disponível para todos e até nem parece uma cópia barata. Pelo contrário, tem identidade, tem potencial, e claramente quer ir muito além do Instagram.
Por isso, se costumas criar conteúdo, vale a pena instalar e experimentar.