Instagram: duas aplicações acabam de desaparecer!

Depois de acabar com a app IGTV em separado no início deste mês há mais duas aplicações ligadas ao Instagram que acabaram de desaparecer. Dito isto, esta plataforma removeu agora as apps Boomerang e Hyperlapse da Google Play Store e Apple App Store. É verdade que não houve nenhuma revelação formal acerca desta remoção. No entanto, basta o desaparecimento das lojas para atestar isto.

Instagram: duas aplicações acabam de desaparecer!

De acordo com os dados da empresa Apptopic citados pelo TechChrunch, o Instagram removeu estas apps da loja da Google e da loja da Apple no dia 1 de Março de 2022. Na altura da remoção a app Boomerang contava com 301 milhões de downloads. Já a Hyperlapse tinha 23 milhões. Quando foi removida os dados indicam que esta app ainda tinha cerca de 26 mil downloads por dia.

instagram desaparecer
Já é possível ver o ícone do Messenger no Instagram

Esta remoção tem uma razão de ser. Na altura que o IGTV foi removido, o Instagram disse que o objetivo foi facilitar. Isto porque estas funções e habilidades já estão na app principal. O mesmo é válido para o Boomerang e Hyperlapse. Realmente se uma aplicação já tem tudo não se justifica estar a utilizar várias.

Dito isto, a única app do Instagram (para além da oficial) que ainda está disponível na Play Store sem desaparecer é a app Layout. Na prática permite que os utilizadores organizem as fotos em colagens. A propósito disto o Instagram não tem planos para a remover.

Mas há mais novidades a caminho…

O Instagram tem vindo a disponibilizar novas ferramentas de segurança que ajudam a prevenir que as contas sejam roubadas. É verdade que não são uma solução infalível. No entanto, garantem mais proteção. Depois do Instagram disponibilizar um assistente de segurança para quem ficou sem a conta no ano passado, esta função está a chegar agora a todos os utilizadores.

instagram desaparecer

É sem dúvida uma função interessante já que ajuda os utilizadores do Instagram a protegerem as suas contas. Dito isto, as pessoas aprendem a verificar as atividades de login, a analisarem as informações de perfil, a confirmarem as contas que partilham as informações de login e a atualizarem as informações de recuperação.

Para além de se utilizar este sistema é importante ativar-se a autenticação de dois fatores.

Em primeiro lugar abra o Instagram e carregue no canto inferior direito na fotografia do seu perfil.

Instagram entrar

Depois utiliza o menu hambúrguer do canto superior direito para aceder a mais opções.

Logo a seguir escolha a opção definições.

Depois carregue na opção segurança.

Instagram entrar conta

Agora terá de escolher a opção autenticação de dois fatores.

Instagram entrar conta

Aí na nova janela carregue em começar.

Agora deverá escolher o método de segurança. Por um lado pode utilizar uma app de autenticação como o Google Authenticator. É o método recomendado. Aliás será a app indicada caso a ative. Se for por este caminho vai chegar a um ecrã onde diz obtém o teu código em Google Authenticator. Aí deverá carregar em seguinte.

Depois o Authenticator vai-lhe perguntar se pretende adicionar o token com o nome x. A seguir é só inserir o código de seis dígitos do Authenticator e já está.

Entretanto o outro método é via mensagem de texto. Se calhar é o mais simples se não quer estar a instalar apps adicionais. Quando ativar esta função terá de introduzir o código que foi enviado por SMS para o seu equipamento. Depois de o colar na app já terá ativado este sistema.

Assim como vê é fácil ativar a autenticação de dois fatores para o Instagram. A partir deste momento para acederem à sua conta teriam de roubar o seu smartphone.

Para além da chegada da nova ferramenta há outra função que chegou ao Instagram

Assim agora é possível apagar vários posts de uma só vez. E há ainda uma terceira novidade.

É que em breve vamos poder pedir a amigos que verifiquem a nossa conta. Isto no caso de ficarmos sem ela.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também