O Windows 11 recolhe os dados dos utilizadores para oferecer uma melhor experiência geral. Mas a forma exata como o Windows 11 o faz é algo que deve saber para saber o que está em jogo quando partilha dados com a Microsoft, queira ou não queira. Assim estas são as informações que o Windows 11 recolhe sobre si.
Estas são as informações que o Windows 11 recolhe sobre si!
O Windows 11 envia dados de telemetria para a Microsoft
Os dados de telemetria são o que os seus dispositivos Windows 11 enviam à Microsoft para melhorar a qualidade do Windows e de outros serviços da Microsoft. Embora todos gostemos de ver melhorias de qualidade nos nossos dispositivos Windows, não pode ignorar as potenciais preocupações com a privacidade das empresas de tecnologia que recolhem os nossos dados.
Os dados de telemetria podem incluir informações sobre o seu dispositivo, preferências, padrões de utilização e software. O Windows 11 envia todas estas informações para a Microsoft para que possa ter uma experiência mais personalizada. Mas com os benefícios vem o risco de esses dados caírem nas mãos erradas, e algumas pessoas preferem não partilhar nenhum desses dados de telemetria com a Microsoft.
O Windows 11 recolhe dados através de IDs de publicidade
As empresas de tecnologia atribuem uma sequência única de carateres aos seus utilizadores para os identificar rapidamente. Estes são identificadores únicos e podem ser cookies, endereços IP, IDs de dispositivos, endereços MAC, códigos EPC, números ISBN, números D-U-N-S, etc. No Windows 11, esses identificadores únicos são chamados IDs de publicidade.
Os IDs de publicidade no Windows 11 são responsáveis pelo acesso dos programadores e das redes de publicidade aos seus dados, incluindo os pessoais e os não pessoais. Estes dados são analisados para compreender as suas preferências de apresentação de anúncios personalizados nas aplicações que está a utilizar.
Se tudo isto lhe parecer assustador, pode desligá-lo. O Windows 11 pede a sua permissão para que os programadores lhe mostrem anúncios personalizados.
Pode recolher os dados da sua localização
O Windows 11 pode recolher os seus dados de localização, que são necessários para que algumas aplicações e serviços lhe forneçam informações adequadas. Por exemplo, precisa de ativar o serviço de localização para que uma aplicação meteorológica mostre um boletim meteorológico preciso na sua área.
No entanto, pode retirar a sua permissão e não permitir que as aplicações e serviços rastreiem a sua localização.
O Windows 11 recolhe o seu histórico de atividades
O Histórico de Atividades é outra funcionalidade do Windows 11 através da qual a Microsoft recolhe vários tipos de dados. Isto inclui os sites que visita, os serviços que utiliza e os ficheiros que abre. De acordo com a Microsoft, manter o registo das coisas que faz no seu computador através do Histórico de Atividades é essencial para melhorar a experiência do Windows e os seus serviços.
No entanto, o Histórico de Atividades não é algo que a Microsoft obrigue todas as pessoas a utilizar. Se não gosta que a Microsoft veja como utiliza o seu computador, pode desativar a funcionalidade na aplicação Definições. Também pode apagar o seu Histórico de Atividades, mas isso pode afetar algumas funcionalidades do Windows 11.
O Windows 11 recolhe os seus dados de voz
O Windows 11 pode recolher e enviar os seus dados de voz para os servidores da Microsoft através da tecnologia de reconhecimento de voz online, mas apenas se der permissão.
Algumas aplicações utilizam a tecnologia de reconhecimento de voz online baseada na cloud para oferecer funcionalidades como ditado, comandos de voz e assistentes de voz. Se não permitir que o Windows 11 recolha os seus dados de voz através da tecnologia de reconhecimento de voz, não poderá aceder a aplicações criadas com esta tecnologia.
Pode ativar/desativar o reconhecimento de voz online no Windows através da aplicação Definições.
Pode ajustar as suas definições de privacidade no Windows 11?
A resposta curta é sim. Pode desativar a recolha de dados no Windows 11, mas isso terá um grande impacto no que o sistema operativo pode fazer por si. Poderá não conseguir utilizar algumas aplicações quando os dados recolhidos forem completamente desativados através de várias definições.
O Windows 11 é bastante transparente sobre o porquê e como utiliza os seus dados para permitir que os utilizadores decidam se querem consentir. Mas uma vez que existe sempre a possibilidade de os seus dados pessoais e não pessoais caírem nas mãos erradas após alguns ataques desagradáveis aos servidores da Microsoft, deve saber sempre quais os dados que não quer partilhar.