Durante muitos anos foi normal ter uma impressora em casa. Aliás, até chegou a ser normal ter scanners, e mais tarde aparelhos multifunções. Outros tempos em que era necessário imprimir trabalhos para a escola ou faculdade, documentos importantes ou até fotografias. Era algo que fazia parte do dia-a-dia.
Hoje? Com escolas a apostar em tablets e computadores (o meu sobrinho mais velho tem um portátil “dado” pela escola desde os 6 anos!), PDFs a substituírem manuais e assinaturas digitais a dispensarem folhas de papel, a impressão deixou de ser um bem essencial em qualquer lar.
Mas isso não significa que esteja a desaparecer. Continua a ter o seu espaço, e a HP é um dos maiores exemplos de como o setor se está a reinventar.
Impressão não morreu? Mudou!
Já não precisamos de uma impressora sempre ligada na secretária, mas há momentos em que nada substitui o papel.
Seja para guardar memórias, colaborar em equipa ou dar vida a projetos criativos, a realidade é que continua a haver procura. Ainda há quem dê muito valor ao papel, porque é algo tangível, que muito dificilmente se irá perder.
Mas, como a impressão é hoje em dia menos comum, a grande diferença é que agora tem de ser mais rápida, mais barata, mais eficiente e, acima de tudo, mais inteligente. É aqui que a HP aposta forte! Conjugar o físico com o digital, juntando papel e inteligência artificial, cloud e até segurança quântica.
Quer um exemplo?
Imagine que quer imprimir uma receita de um bolo para a sua mãe ou avó. Normalmente, vai pesquisar a um motor de busca, e quando for para imprimir, a coisa vai ficar super feia, porque fica desformatava. A suíte da HP já resolve isso, porque com alguma IA à mistura, é capaz de resumir o que estava na receita, e claro, mete as coisas bonitas sem você mexer um dedo.
Que produtos temos?
A HP lançou a nova linha Envy Photo, pensada para quem quer qualidade profissional em casa. Ideal para álbuns, molduras e personalização de objetos, é compatível com papel fotográfico premium e totalmente integrada com a HP Smart App, permitindo imprimir diretamente do telemóvel. O preço começa nos 139,99 euros.
Para os mais criativos, há ainda os HP Iron-On Transfers, folhas especiais para aplicar fotografias e designs em roupa e tecidos. Uma forma simples e divertida de dar personalidade a peças do dia a dia, pensada tanto para famílias como para pequenos negócios.
Impressoras acessíveis para o dia a dia?
Nem tudo precisa de ser topo de gama. As novas HP DeskJet 2900 e 4300 foram feitas para quem só quer imprimir de forma prática e barata. Têm design compacto, diagnóstico inteligente e compatibilidade com múltiplos tipos de papel. Estão disponíveis a partir de 59,99 euros.
Cloud e inteligência artificial também no trabalho
A HP também apresentou o Build Workspace, uma plataforma cloud para arquitetos, engenheiros e empreiteiros. Usa IA para automatizar tarefas, reduzir até 80% do trabalho manual e melhorar a colaboração em projetos de construção. Para complementar, chegam ainda os novos scanners HP ScanJet 4200 e 9000, pensados para digitalização rápida, integração cloud e automação de processos.
O futuro do papel?
A impressão já não é a base do nosso dia a dia, mas está longe de ser irrelevante. A HP quer provar que continua a ser essencial, mas de uma forma diferente: mais inteligente, mais personalizada e adaptada ao mundo híbrido. Numa altura em que tudo é digital, há algo de curioso em ver o papel a reinventar-se com ajuda da inteligência artificial e até da segurança quântica.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!