IGTV: Será que o Instagram teve mesmo uma boa ideia?

Os especialistas do conhecido site SimilarWeb analisaram o recém-lançado IGTV do Instagram e concluíram que pode ser melhor para reter os utilizadores atuais, do que para estimular o crescimento.

De acordo com o diretor sénior de Marketing Insights, Gitit Greenberg, a base de utilizadores da empresa tem vindo a aumentar de forma constante desde setembro do ano passado.

De facto, em fevereiro, a plataforma superou o Snapchat nos dispositivos móvel em termos de utilização média diária e está perto de igualar o Facebook neste segmento.

Os utilizadores, em média, gastaram aproximadamente 29 minutos por dia a interagir com o Instagram para Android. Pelos números mais recentes, este número quase duplicou para 48,3 minutos.

Para os utilizadores dos EUA, em particular, o número está mais próximo dos 55 minutos em comparação com os cerca de 50 minutos do Snapchat e quase uma hora do Facebook. É claro que esse aumento constante já se verificava antes do Instagram lançar o novo serviço que quer concorrer com o YouTube.

Greenberg refere que, após o anúncio do novo serviço, não houve um aumento significativo na atividade. Embora seja possível que o Instagram comece a obter ganhos com o lançamento do serviço, os vídeos estão efetivamente limitados a uma hora de duração.

Considerando a probabilidade de os utilizadores assistirem a vídeos completos e o tempo gasto à procura de novos vídeos, não parece provável que eles estimulem a interação com a aplicação muito mais do que já acontece. No entanto, se o conteúdo for bem feito e o serviço se tornar popular, ele poderá ajudar os utilizadores a manterem-se nesta rede social. Em paralelo, pode ser uma espécie de balão de oxigénio enquanto a empresa trabalha para implementar outras alterações com vista ao crescimento.

IGTV: Concorrer na vertical

IGTV

Embora esta aplicação surja como algo independente, também é possível aceder ao IGTV através da aplicação Instagram. Quando isto acontece, embora a interface pareça exatamente igual à da IGTV, tudo acontece dentro da aplicação original.

No entanto o IGTV tem algumas diferenças em relação ao YouTube. Em vez dos vídeos serem vistos na horizontal, como acontece no youtube, mantêm o mesmo estilo na vertical.

IGTV

A reprodução de vídeo começa instantaneamente quando abrimos a aplicação, o que é provavelmente benéfico para a maioria dos utilizadores. Importa salientar que o áudio começa de forma silenciosa desde o início, para não haver perigo de incomodar as pessoas à volta, especialmente quando está em reunião e até pega no smartphone.

Importa salientar que os conteúdos também são selecionados. Deste modo, o que vê quando abre o IGTV é conteúdo proveniente de criadores que já segue no Instagram.

Entretanto se quiser partilhar com o mundo os seus próprios vídelo, saiba que é muito fácil efetuar o upload para o IGTV. A forma de interação em todos os processos é muito semelhante à do Instagram.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário