Muitas pessoas encaram a chegada do seu 50º aniversário com receio, considerando-o como a linha que define a diferença entre “adulto” e “adulto de meia-idade”. Talvez os 50 anos sejam o ano em que decide começar a prestar mais atenção à sua forma física, sabendo que começa a perder músculo mais rapidamente à medida que envelhece. Ao saber que um dos seus pais ou um dos seus amigos sofre de demência, talvez queira também prestar mais atenção às suas capacidades cognitivas quando fizer 50 anos. Mas na realidade não é nesta idade mas sim noutras duas que realmente envelhece.
De facto não é quando faz 50 anos que começa necessariamente a ver os grandes sinais de envelhecimento, nem o processo de envelhecimento é linear, de acordo com um estudo de 2024 na revista Nature Aging. Há duas idades na sua vida em que pode notar um declínio mais rápido no processo de envelhecimento, e uma delas ocorre antes de colocar 50 velas no seu bolo de aniversário. A primeira aceleração do processo de envelhecimento ocorre por volta dos 44 anos. A segunda ocorre por volta dos 60 anos. Durante estes picos de envelhecimento, deve esperar ver alterações relacionadas com o seu metabolismo, pele, função imunitária e risco de doença cardiovascular.
Alterações específicas aos 44 e aos 60 anos
Se lê frequentemente sobre questões de saúde, notará que muitas doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e o cancro, começam a surgir por volta dos 40 anos e que o seu risco aumenta à medida que envelhece. Algumas destas alterações são hormonais, sobretudo nas mulheres. O estudo recolheu amostras de sangue, fezes, pele, boca e nariz de 108 pessoas durante vários anos, analisando as alterações nos genes, proteínas, metabolitos e no microbioma intestinal.
Os investigadores descobriram “cristas” de envelhecimento em meados dos 40 e início dos 60 anos que envolvem a saúde cardiovascular, como problemas de coagulação sanguínea e atividade plaquetária que aumentam o risco de ataques cardíacos e AVC. A sua pele também envelhece mais rapidamente durante estes períodos, uma vez que perde colagénio e elastina. A massa muscular diminui mais rapidamente nesta primeira fase, nos seus 40 anos, e ainda mais rapidamente por volta dos 60 anos.
Não se surpreenda se os seus níveis de colesterol aumentarem nos seus 40 anos. A sua capacidade de metabolizar as gorduras sofre um declínio acentuado nesta idade e outro nos seus 60 anos. O seu corpo também se torna menos eficiente a metabolizar o álcool e a cafeína. Deve também estar um pouco mais atento à sua saúde na casa dos 40 anos, porque o seu sistema imunitário começa a enfraquecer. A sua função renal sofre um declínio por volta dos 60 anos.
A importância dos exames
Os exames de saúde regulares podem proteger a sua saúde durante estes picos de envelhecimento. Se está na casa dos 40 anos, é uma boa ideia fazer uma análise ao sangue para testar o açúcar e o colesterol. O rastreio da diabetes é particularmente importante se tiver colesterol elevado, tensão arterial elevada, obesidade ou um historial familiar de diabetes tipo 2. As mulheres devem começar a fazer mamografias de base a partir dos 40 anos. Mas as mulheres com risco elevado de cancro da mama podem começar os exames mais cedo. Os homens devem perguntar ao seu médico sobre os rastreios do cancro da próstata por volta dos 45 anos. Ou então mais cedo se tiverem um risco elevado de cancro da próstata. Os homens e as mulheres devem iniciar os rastreios do cancro colorrectal, como uma colonoscopia ou um teste caseiro, aos 45 anos.
Quando estiver na casa dos 60 anos, continuará a precisar de fazer os mesmos exames que fazia na casa dos 40 anos, mais alguns outros. Um teste de densidade óssea para despistar a osteoporose é geralmente recomendado quando tem 65 anos. Pode começar a notar algumas alterações na sua audição à medida que envelhece, pelo que deve fazer exames auditivos aos 60 anos, se não antes. Uma vez que a função renal também diminui por volta dos 60 anos, uma análise à urina ou ao sangue pode verificar se os seus rins estão a funcionar corretamente.
Agora já sabe as duas idades principais em que realmente envelhece.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!