Pode parecer piada, mas não é: a Baidu, uma das gigantes tecnológicas da China, quer que percebas finalmente aquilo que o teu cão ou gato anda a dizer.
Ou seja, a empresa acabou de registar uma patente que remete para uma inteligência artificial que por sua vez é capaz de interpretar sons e comportamentos de animais e traduzi-los para linguagem humana. Sim, traduzir latidos e miados. É quase inacreditável.
Óbvio que isto não vai acontecer hoje, nem amanhã. Porém, com a evolução da IA nos tempos que correm. Pode estar para muito em breve.
IA promete traduzir aquilo que o teu cão ou gato dizem de ti!
Portanto, segundo a proposta da Baidu, o sistema recolhe todo o tipo de dados sobre o animal que está a tentar “entender”. Ou seja, desde sons, a linguagem corporal, e até mudanças subtis no comportamento. A IA analisa tudo, tenta perceber a emoção do bicho, e depois converte isso em palavras.
Ou seja, não vai ter uma conversa de café com o seu “bobby”, mas vai ser possível perceber melhor o seu companheiro do dia-a-dia, sem tentar andar a advinhar.
Para tudo isto, a IA recorre a machine learning, deep learning, processamento de linguagem natural e outras técnicas já bem conhecidas. A ideia é simples: gravar o som, perceber o que o animal quer dizer, e depois gerar uma resposta em voz humana. Parece ficção científica, mas é mesmo o futuro a acontecer.
Claro que, por agora, ainda está tudo em fase de investigação. A Baidu já confirmou que há muito interesse nesta tecnologia, mas também admitiu que ainda não está pronta para ser usada. Contudo, se algum dia chegar ao mercado, é fácil imaginar como funcionaria: uma app com acesso à câmara e microfone do telemóvel, apontas ao cão ou ao gato… e ouves algo como “quero sair”, “estou com fome” ou “tira-me esta camisola ridícula”.
Pode parecer exagerado, mas lembra-te que há cães que já usam botões para comunicar frases simples como “quero brincar” ou “amo-te”. A IA da Baidu só tenta dar o próximo passo: perceber o que os nossos animais já andam a tentar dizer há anos.
Se resultar? Vai ser no mínimo transformativo. Consegue imaginar?