Enquanto a Samsung dá indícios de um primeiro tri-fold, a Huawei pode estar prestes a lançar o seu segundo dobrável com este design. O modelo, que poderá chamar-se Mate XT 2, traz atualizações que não são revolucionárias, mas mostram claramente que a marca chinesa não está para brincadeiras.
Assim, estamos a falar de um smartphone que continua a apostar num design futurista, com duas dobras que transformam um ecrã gigante em 3 partes. Porém, agora reforçado com conectividade via satélite, processador Kirin 9020, e uma câmara principal de 50 MP com abertura variável. Tudo isto enquanto a Samsung ainda anda a afinar o seu Galaxy Z Tri-Fold (ou G Fold, conforme os rumores).
Huawei pode manter a liderança
A informação chegou através de uma listagem no site regulador chinês TENAA. O modelo listado, com o número GRL-AL20 (o anterior era GRL-AL10), parece estar pronto para trazer conectividade 5G, suporte a chamadas via rede satélite Tiantong e melhorias na câmara telefoto periscópica.
A Huawei já tinha usado este sistema de satélite no Mate X5 e no primeiro Mate XT, mas apenas funcionava quando o equipamento estava totalmente desdobrado. Será que agora o sistema funciona mesmo quando o smartphone está fechado ou parcialmente aberto? Seria uma melhoria importante na usabilidade.
As especificações não impressionam… mas o conceito continua a ser único
O Kirin 9020 pode não rivalizar com o Snapdragon 8 Elite da Qualcomm (que deve equipar o tri-fold da Samsung), mas a Huawei compensa com um design ousado e um conjunto de funcionalidades que continuam a dar que falar, especialmente no seu território de origem.
Nos dias que correm… Isso pode ser o suficiente. Especialmente quando temos em conta que a Huawei já lançou o primeiro modelo e agora está a polir a fórmula. Mesmo com especificações modestas, é ela quem lidera o segmento.
Se a Samsung não se despachar, pode muito bem ser ultrapassada num formato de smartphone que prometeu liderar desde o início.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!