Tem-se falado que na segunda metade do ano, podemos ficar a conhecer um novo chipset Kirin 9010 desenvolvido pela Huawei e baseado na tecnologia de produção de 3nm. Eventualmente deverÔ chegar no novo Huawei Mate 50. Para além disso também se acredita que a Qualcomm vai lançar o Snapdragon 888+ na mesma altura. Isto é uma grande surpresa para quem jÔ tinha feito o enterro da Huawei e da HiSilicon. Significa que algo vai mudar e quem jÔ estava sossegado pela morte da gigante chinesa, desengane-se. à uma grande jogada da Huawei! Isto caso se confirme!
Huawei pode ter uma grande jogada preparada e voltar ao pódio!
Um conhecido leakster de tecnologia largou uma bomba na Internet e que revela que algo se estĆ” a passar com a Huawei. Se fosse de um leakster desconhecido atĆ© dizĆamos que era só conversa. Agora vindo do @RODENT950 jĆ” acreditamos mais. Assim ele comeƧa por nos dizer que o próximo chip da Huawei, HiSilicon, serĆ” chamado de Kirin 9010. Isto nĆ£o Ć© uma surpresa, considerando que o Kirin 9000 jĆ” estĆ” presente no smartphone Mate 40 Pro. No entanto, de acordo com este leakster, o chip Kirin de Ćŗltima geração terĆ” 3 nm. JĆ” o Kirin 9000 Ć© baseado num processo de 5 nm.
Esta é sem dúvida uma grande informação.
à que eventualmente o ano dos chipsets de 3nm seria na realidade 2022, estando a Apple na linha da frente. Mas esta não é a maior questão. à que para todos os efeitos a HiSilicon é uma empresa de semicondutores sem fÔbrica, então, como muitas outras empresas, teve de confiar no que a TSMC poderia fornecer. No entanto, a TSMC não pode chips à Huawei. Ou seja, sem forma de produzir isto deixava a Huawei muito atrÔs dos seus rivais. Mesmo com uma nova fÔbrica iriam apostar na tecnologia de fabrico de 45 nm. Os primeiros produtos comerciais de 45 nm foram introduzidos em 2007. Portanto, não sabemos como é que a Huawei vai conseguir os chipsets com tecnologia de 3 nm. Ainda assim, a acontecer, serÔ uma das melhoras jogadas de sempre.
HĆ” rumores de que o Kirin 9010 chega no segundo semestre de 2021. Talvez surja em alguns testes de desempenho com o Qualcomm Snapdragon 888+. TambĆ©m deve aparecer na segunda metade do ano. No entanto, a variante Plus do SD888 aposta na tecnologia de 5 nm. Se esta informação sobre a Huawei for verdade, entĆ£o pode atĆ© ser possĆvel que a gama Huawei Mate 50 de 2021 seja a primeira a ter um chipset de 3 nm.
O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentƔrios.
