Review HP Omen 17: Um portátil poderoso para jogadores

198658
0
Share:

A área do gaming é uma das mais atrativas e rentáveis para qualquer fabricante de hardware. É neste campo que encontramos alguns dos computadores mais potentes e em que o design e desempenho são as palavras de ordem. A HP enviou-nos para teste uma das mais recentes apostas que pertence à conhecida linha Omen e que aposta sobretudo numa boa relação entre qualidade/preço. O modelo cedido tem 17 polegadas e promete fazer as delícias dos jogadores. Mas será esta uma aposta viável? Nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

Design

Em traços gerais o HP Omen 17 apresenta um design simples, mas muito interessante. Mantendo-se afastado das linhas arrojadas que normalmente encontramos nos portáteis para jogadores, não deixa de ter um aspeto muito agradável com a predominância dos tons pretos e vermelhos.

Possui um ecrã de 17 polegadas e uma construção robusta, apesar de ter sido maioritariamente desenvolvido em plástico que tenta imitar o alumínio escovado que encontramos em alguns modelos concorrentes dentro deste segmento. Ainda assim, não é de forma alguma um uma vez que não o torna menos durável.

Quando abrimos o portátil destaca-se de imediato o teclado em tons avermelhados e o trackpad. As teclas são agradáveis ao toque e o trackpad, neste caso multitoque, é certamente uma mais valia.

No que diz respeito ao peso, podemos afirmar que não estamos propriamente perante um computador leve. Com cerca de 3kgs não entra propriamente para a lista dos equipamentos mais fáceis de transportar, especialmente quando temos de levar connosco a fonte de alimentação com dimensões semelhantes a um verdadeiro tijolo. Porém e considerando que um computador para jogos não é algo para nos acompanhar frequentemente no nosso dia-a-dia, o peso é uma questão pouco importante neste caso.

Ao ligarmos o computador deparamo-nos de imediato com uma caraterística muito interessante: – O Omen é realmente um computador silencioso quando comparado com outros modelos concorrentes, especialmente se consideramos que possui duas ventoinhas e quatro heat pipes. Podemos considerar que não faz barulho algum? Não, mas pelo menos não faz o ruído suficiente para incomodar ou distrair o jogador.

Ecrã

A dimensão do ecrã com as suas 17 polegadas vai de encontro às necessidades da maioria dos jogadores e garante uma experiência mais imersiva, especialmente com a presença da tecnologia G-Sync. Para além disso importa referir que estamos perante um ecrã 4k.

Especificações

Depois de nos focarmos no aspeto exterior deste equipamento, importa agora analisar tudo o que se encontra no interior.

O processador do HP Omen 17 tem a assinatura da Intel e consiste mais concretamente num Core i7 6700HQ com 6MB de cache e que é capaz de operar até 3.5GHz com tecnologia TurboBoost.

Ao nível da placa gráfica encontramos uma Nvidia GeForce GTX 1070 com 8GB de memória GDDR5 e 16 GB de memória RAM DDR4 a 2133 MHz.

Capacidade de armazenamento não é um problema para este computador, graças à presença de uma SSD de 256GB que assegura um arranque em poucos segundos e um disco rígido de 1TB.

Ao ecrã de 17.3 polegadas com resolução de 3840×2160 pixéis G-Sync, juntam-se 3 portas USB 3.0 e ainda saídas HDMI, DisplayPort e para Auscultadores. Este portátil disponibiliza ainda uma porta Ethernet, leitor de cartões SD e conetividade Bluetooth 4.0 e Wlan. Inclui uma câmara HD localizada na parte superior do ecrã.

Desempenho

Se tivermos em conta o fator preço, o Omen 17 é um computador com caraterísticas verdadeiramente interessantes e é sem dúvida neste campo que esta aposta da HP mais brilha.

Eis como este computador se portou nos testes que efetuámos:

3DMark: Cloud Gate: 22,920; Sky Diver: 25,943; Fire Strike: 11,668


GeekBench: GeekBench: 3732 (single-core); 13,387 (multi-core)


PCMark 8 (Home Test): 3293 pontos

Para efetuarmos um verdadeiro teste “no terreno” utilizámos o jogo The Division que se configurou automaticamente para os 4K, sendo que fomos capazes de atingir os 30 frames por segundo, sem qualquer dificuldade. Com o GTA 5, o mesmo resultado: – 4K e com elevada fluidez.

Capacidade Sonora

Este portátil disponibiliza um som verdadeiramente impressionante que se destaca não só pelo detalhe, mas também pelo volume que consegue atingir, uma caraterística inerente a todos os equipamentos onde a Bang & Olufsen mete a mão.

Veredicto

Ficámos realmente impressionamos pelas caraterísticas e pelo funcionamento do HP Omen 17. É um computador extremamente rápido e que vai sem dúvida fazer as delícias dos jogadores, mesmo a 4K. Recomendado!

Desempenho9.5
Som9.5
Ecrã9
Construção8
Ficámos realmente impressionamos pelas caraterísticas e pelo funcionamento do HP Omen 17. É um computador extremamente rápido e que vai sem dúvida fazer as delícias dos jogadores, mesmo a 4K. Recomendado!
9
Share:
Bruno Fonseca

Leave a reply