Isto pode parecer algo extremamente estranho, porque sempre foi muito raro ver os dois principais ecossistemas do mundo mobile a interagir entre si. Mas, a realidade é que está de facto a existir uma interseção entre o Android e outros ecossistemas, onde podemos até incluir produtos Apple.
Uma das fabricantes que mais está a apostar nisto é a Honor, mas a Xiaomi também está atenta ao mercado e quer fazer algo de similar com os seus tablets.
HONOR quer um ecossistema Aberto. Até a Apple entra!
Isto ainda não é claro, e ainda não é uma realidade. Mas, num futuro muito próximo, vai ser possível ter um smartphone Honor (que é sempre a figura principal de qualquer ecossistema), e ser capaz de interagir com tudo, ou quase tudo, à nossa volta.
Vai ser possível espelhar a imagem do nosso smartphone em qualquer computador, passar ficheiros de grandes dimensões, controlar TV, Colunas, ter relatórios de aparelhos de ginásio, etc… O Smartphone vai ser o centro de tudo, e vai conseguir mexer em tudo. Isto mesmo que não partilhe o mesmo sistema operativo.
Ou seja, é uma revolução de mentalidades e estratégias no mundo mobile!
O que quero dizer com isto? É muito simples… O mundo dos smartphones tem ficado mais fechado ao longo dos últimos anos.
Estamos a falar de periféricos que apenas funcionam com aparelhos dentro do seu próprio ecossistema, e que mesmo que funcionem com outros aparelhos de fora, têm algumas funcionalidades “limitadas” de forma muito estranha, para garantir que os consumidores tendem a ficar dentro dos produtos daquela exata marca. Isto acontece na Apple, na Samsung, e em outros tempos também aconteceu em fabricantes como a Huawei.
O que é uma pena, porque no início, o Android era de facto muito aberto, sempre pronto a entrar em novas aventuras.
Por isso é que é importante ver uma HONOR pronta a abrir as portas, para tentar algo que todas as outras fabricantes querem limitar ao máximo.