Como disse várias vezes durante este ano, 2023 e 2024 são anos chave para o desenvolvimento e massificação do smartphone dobrável. Chego até ao ponto de dizer que é cada vez mais óbvio que o smartphone dobrável deixou de ser um brinquedo inacabado, para se posicionar como um smartphone a sério, com performance igual ou superior relativamente aos smartphones tradicionais, com algumas novas e apetecíveis vantagens dentro do mesmo pacote.
Dito tudo isto, até aqui, a força dominadora do mundo dobrável tem sido a Samsung. Pois bem, acredito que isto vai começar a mudar nos próximos meses. Logo a começar com uma grande aposta da Honor.
Samsung vai ter um rival incrível em 2024. Vem do lado da Honor!
Portanto, as grandes fabricantes de smartphones estão cada vez mais à vontade no desenvolvimento e comercialização de aparelhos dobráveis, sentindo também cada vez mais vontade de lançar toda a sua oferta a uma escala global. Porquê? Muito simples, os consumidores parecem mais interessados neste formato, à medida que vão compreendo o que tem sido feito, e pode continuar a ser feito num futuro muito breve.
É preciso massificar este tipo de aparelho, caso contrário vai ser sempre um nicho de mercado demasiado pequeno para conseguir inovar a sério.
É neste caminho que podemos encontrar a Honor, que está neste momento a preparar o lançamento do seu mais recente dobrável na Europa, onde claro está, temos de incluir Portugal.
De forma muito resumida, estamos a falar do Honor Magic V2, o dobrável do tipo ‘Fold’ que a fabricante Chinesa anunciou na IFA, e que caso não saiba, bate o pé a muitos dos telemóveis topo de gama do mercado. Estamos a falar de um dobrável que não faz compromissos na performance, nem no peso, ou até na sua espessura.
Mais concretamente, estamos a falar de um smartphone dobrável certificado para tudo e mais alguma coisa, capaz de oferecer mais de 400 mil dobras, o que dá a garantia de um uso de 10 anos, tudo isto a pesar menos que alguns smartphones tradicionais topo de gama, e com a grossura de uma folha de papel.
Este smartphone vem ameaçar o domínio avassalador que a Samsung tem sobre este mercado dobrável.
O que salta à vista?
- Peso: 231g (Z Fold 5: 253g // S23 Ultra: 234g // iPhone 15 Pro Max: 221g)
- Espessura: Aberto: 4.8mm // Fechado: 10.1mm (Z Fold 5: Aberto: 6.1mm, Fechado: 13.4mm // S23 Ultra: 8.9mm // iPhone 15 Pro Max: 8.3mm)
De forma muito resumida, o Honor Magic V2 chega ao mercado com uma grossura a fazer desafiar qualquer smartphone tradicional, até o novo iPhone 15 Pro Max que já tem um corpo de titânio. Aliás, fechado, o novo smartphone dobrável da Honor parece um smartphone tradicional, o que por sua vez anula uma das maiores desvantagens deste tipo de design na mão dos utilizadores.
Entretanto, apessar da sua mínima grossura, o smartphone vem equipado com uma bateria de 5000mAh baseada numa tecnologia mais recente e superior. Estamos a falar de duas baterias de silício-carbono, capazes de garantir um tempo de utilização mais longo sem perder capacidade de armazenamento. As baterias têm uma espessura de apenas 2.72mm, é incrível. Porém, para manter o smartphone super fino, o Honor Magic V2 não tem carregamento sem fios. É o único compromisso que a fabricante fez neste design.
No lado da performance, temos um SoC Snapdragon 8 Gen2, bem como um módulo traseiro de câmaras triplo (50MP+50MP+20MP). A Honor promete uma performance a sério, aliada a uma capacidade de captura fotográfica digna de um topo de gama tradicional.
Quando é que chega cá e a que preço?
A Honor está a preparar um lançamento para o início de 2024, com um preço inferior a 2000€. É inegável que a fabricante quer rivalizar com a Samsung, com tudo aquilo que tem a oferecer. Acredito ser expetável que a fabricante Chinesa também entre no mercado com este dobrável, com uma boa campanha em mãos, ao mesmo tempo que tenta demonstrar todas as vantagens que este design tem sobre a atual força dominadora.
Antes de mais nada, o que pensa sobre esta aposta da Honor? Acha que pode ter sucesso num mercado até agora dominado pela Samsung? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!