Já andamos a ouvir falar sobre o Sistema Operativo da Huawei (HongMeng OS) há semanas, nomeadamente desde o fim de Maio, altura em que a gigante Chinesa viu o seu nome ser adicionado à afamada Entity List do governo encabeçado por Donald Trump.
No entanto, pelos vistos, a Huawei prefere continuar a usar o velho e confiável Android, em vez de apostar ‘All-In’ na sua solução HongMeng…
De forma bastante curiosa, a Huawei já confirmou o nome do seu Sistema Operativo aos jornalistas. Aliás, até já veio a público dizer que o seu esforço ‘homemade’ é significativamente mais rápido que o Android, e até que o macOS da Apple. (Aparentemente, o SO da Huawei também pode ser usado em computadores)
Contudo, o presidente da Huawei (Liang Hua) fez um comentário bastante estranho… Ora leia:
“Ainda não decidimos se vamos ou não desenvolver o HongMeng, como um sistema operativo para smartphones”.
Isto não faz grande sentido… Afinal de contas, se o Sistema Operativo da Huawei é mais rápido que o Android, é porque teve de ser comparado smartphone vs smartphone! Ou então é tudo treta… Quem sabe?
Em suma, parece que o HongMeng OS é muito parecido ao novo esforço da Google, de seu nome Google Fuchsia. Que é no fundo, um sistema operativo pensado para aparelhos IoT (Internet of Things). Ou seja, é um software que poderá correr numa imensidão de aparelhos, incluindo smartphones.
A grande desvantagem do HongMeng OS, é não ter acesso ao ecossistema da Google!
A razão pela qual a Huawei prefere continuar a usar o Android da Google, é muito simples… Os serviços que a gigante da pesquisa oferece são essenciais! Nomeadamente, a Google Play Store e o seu gigantesco número de aplicações.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.