Atenção! O seu histórico na Internet não está a ser apagado

Muitos utilizadores do Google estão a descobrir que os seus segredos mais profundos ao nível da navegação não estão a ser removidos corretamente quando apagam o seu histórico da Internet. No entanto há uma forma de corrigir isso. Se tem andado à procura de um presente de aniversário secreto ou de algo que simplesmente não quer que os outros descubram, então vale a pena recorrer a este método. Tudo porque o seu histórico na Internet não está mesmo a ser apagado.

Atenção! O seu histórico na Internet não está a ser apagado

Quando começa a navegar pela Internet no seu smartphone ou computador, o gigante tecnológico norte-americano recolhe esses dados e guarda-os na sua conta Google. O objetivo é melhorar os resultados de pesquisa futuros e tornar as coisas mais personalizadas.

No entanto, embora esta funcionalidade possa ser útil, também significa que existe uma grande quantidade de dados armazenados que eventualmente não queremos ver expostos.

Assim vamos explicar-lhe como se pode ver livre dos dados do Chrome, mas sobretudo de tudo o que está online na sua conta Google.

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar o histórico do Chrome. Nem que seja para nos livrarmos de todo o espaço que ocupam os restos que sobram das nossas navegações. No entanto, se estivermos a falar de questões de privacidade e segurança livrarmos do que está no Chrome não chega. Isto porque da mesma forma como as coisas ficam armazenadas no histórico do Chrome, também ficam todas registadas na cloud e mais concretamente na nossa conta Google online. De facto, se formos à opção a Minha Atividade ficamos logo a perceber que está lá muita coisa.

histórico do Chrome

Assim para além de limparmos o histórico do Chrome é boa ideia também limpar a nossa atividade online.

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Mas afinal para que necessita a Google desta atividade? Isto é como quando vamos frequentemente a um restaurante. Baseado no que costumamos escolher o empregado de mesa pode fazer-nos algumas sugestões. O mesmo se passa com a Google. Olhando para aquilo que fazemos na Internet ele pode servir-nos determinadas sugestões a nível de sites ou publicidade. Ainda assim de tempos a tempo não é má ideia acabar com esta sugestão.

E como o fazer? É muito simples. No início da página temos uma opção que diz eliminar mesmo à frente de filtrar por data e produto. Dito isto só temos de carregar nesse botão.

histórico do Chrome

Depois temos a opção de apagar tudo para a última hora, último dia, sempre ou num intervalo personalizado de tempo. Na prática é o mesmo que acontece com o Chrome.

Depois de fazer isto fica com a atividade limpa. Como vê é bastante simples.

Entretanto se estivermos no smartphone também é possível apagar os últimos 15 minutos de uma forma muito rápida.

Google minutos, histórico do Chrome

Para o fazer basta ir à app Google do seu smartphone e carregar na sua fotografia de perfil. Aí tem logo a opção Eliminar os últimos 15 mns.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também