Helio G90 e G90T: chegaram os todo-poderosos da MediaTek!


Por em

Já tinhamos falado deles na Leak, mas só hoje foram oficializados por parte da MediaTek. Os chipsets Helio G90 e Helio G90T são os primeiros da nova linha chipsets móveis especialmente desenvolvidos para smartphones de jogos.

Helio G90 e G90T: chegaram os todo-poderosos da MediaTek!

A gama Helio G90 foi desenvolvida através do processo FinFET de 12nm. Consistem em processadores octa-core com uma combinação de núcleos ARM Cortex-A76 e Cortex-A55 que operam até 2,05GHz. Têm ainda uma grande cache L3. Destaca-se também uma gráfica 3EEMC4 ARM Mali-G76 que opera a 800MHz. Tem ainda suporte para uma resolução máxima de ecrã de 2520 x 1080 pixéis. Este chipset suporta até 10 GB de RAM LPDDR4x e armazenamento UFS 2.1.

Os novos chipsets integram a tecnologia HyperEngine da MediaTek, que possui funcionalidades avançadas como a ligação Dual-WiFi, que permite ligação a duas bandas em separado ao mesmo tempo. Garante ainda um mecanismo de resposta rápida para não haver atrasos entre o momento em que se toca no ecrã e a acção.

e G90T

Entretanto destaca-se também o Picture Quality Engine, que suporta HDR10, frame rates mais altas e baixa latência, mantendo um baixo consumo de energia.

Os novos chipsets têm ainda uma gestão inteligente de recursos para garantir o melhor desempenho.

Outro aspeto interessante é um mecanismo que alterna facilmente entre Wi-Fi e LTE para não haver falhas no jogo. Assim, quando se apercebe que uma ligação está a deteriorar-se passa para a outra.

A série Helio G90 suporta câmeras únicas de 64 e 48 megapixéis, bem como câmeras duplas de 24MP + 16MP com suporte para o Modo Noturno e pré-visualizações em tempo real. Tem ainda um modem Cat-12 LTE WorldMode com velocidades de download de até 1Gbps, suporte para dual 4G, VoLTE e ViLTE. O modem suporta ainda a tecnologia MIMO 4 × 4. Destaca-se também a compatibilidade com o Bluetooth 5.0.

Como não é de estranhar a inteligência artificial também assume um papel importante. No caso destes chipsets as principais funções são o reconhecimento facial e também as melhorias na câmara. No fundo isto é quase transversal a todos os equipamentos com inteligência artificial.

O Helio G90 e o Helio G90T também são os primeiros chipsets do mundo a suportarem uma ativação dupla. Isto significa que podem ouvir mais do que uma palavra para ativarem os assistentes virtuais.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Vídeo oficial do Pixel 4 revela pormenores fantásticos! Saiba tudo!

PlayStation 4 chegou às 100 milhões de unidades vendidas

Seguinte