Há uma nova série do criador de Breaking Bad. Já a viu?

Quando ouvimos “do criador de Breaking Bad”, a expectativa dispara automaticamente. Esperamos algo intenso, disruptivo, capaz de marcar a televisão como Vince Gilligan já fez duas vezes com Breaking Bad e Better Call Saul.

Mas, apesar de partilhar muita da receitas das séries já mencionadas, a verdade é que a nova série Pluribus (Plur1bus) está a passar despercebida. Algo infeliz, porque é um desperdício gigante.

É das coisas mais intrigantes, desconfortáveis e inteligentes que chegaram ao streaming este ano.

Pluribus não tem nada a ver com Breaking Bad… e ainda bem!

Quem entrar na série à espera de algo semelhante ao drama criminal do universo Walter White vai ser apanhado de surpresa. Pluribus é outro mundo, e por isso mesmo, sente-se como algo muito diferente do normal.

Aliás, a premissa parece saída de uma mistura entre ficção científica e filosofia distorcida.
Uma espécie de vírus chega à Terra… mas, em vez de matar ou destruir, controla mentalmente a população.

De um momento para o outro, milhões de pessoas passam a seres super inteligentes, porque no fundo, são apenas um… Com o conhecimento de todos.

Mas, ainda mais estranho que isso… Nada de violência. Nada de caos. Só devoção absoluta. 

Os poucos que não são afetados, os tais “sortudos”, ficam a observar o mundo transformar-se à sua volta, sem perceber se estão perante uma ameaça silenciosa ou o início de uma nova ordem global. Curiosamente, são tratados como reis.

Estranha? Muito. Mas também brilhante.

Pluribus não tenta explicar tudo. Não despeja exposição. Não entrega respostas fáceis.
Prefere criar uma atmosfera desconfortável, quase hipnótica, onde cada silêncio pesa, cada olhar parece esconder qualquer coisa, e cada decisão parece ter uma segunda intenção.

É daquelas séries que te obriga a pensar. Que te deixa um bocadinho desconfortável sem saberes bem porquê. Que parece simples por fora, mas rebenta em teorias assim que desligas a TV.

E isso… é ótimo.

Dois episódios já disponíveis!

A série já tem dois episódios cá fora, e ambos deixam claro que a história tem muito mais para mostrar. Aliás, o primeiro teve 10/10 em vários sites de crítica especializada.

Então porque é que ninguém está a falar disto?

Porque Pluribus não é uma série fácil. Não é explosiva. Não é feita para viralizar em clipes de 20 segundos no TikTok. Além disso, é uma série da Apple TV, que é uma das plataformas de streaming que mais tende a passar despercebida.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque