Guerra pela produção de chips? Já estivemos mais longe!

De forma bem curiosa, mas ao mesmo tempo assustadora, o presidente da TSMC (Dr. Mark Liu) veio agora a público comentar a possibilidade de existir um conflito armado em Taiwan. Tudo devido à importância da gigante dos semicondutores e sua estratégia atual de produção de chips.

Afinal de contas, a TSMC é uma das maiores fabricantes de microprocessadores do planeta, sendo também uma das únicas com acesso a linhas de produção extremamente avançadas, capazes de produzir em massa. No entanto, o seu uso está a ser restringido pelo governo Norte Americano. O que até resultou na anulação de todos os contratos e relações comerciais que a TSMC tinha com a Chinesa Huawei.

Como é óbvio, esta situação fez com que existissem alguns receios relativamente a um conflito armado. Ou seja, guerra, entre a China, Taiwan e Estados Unidos. Será isto possível?



Guerra pela produção de chips? Já estivemos mais longe!

guerra chips

Portanto, numa entrevista que passou por vários pontos. Um dos mais interessantes foi mesmo a inclusão do tema referente ao aumento de tensões entre os Estados Unidos e China. Com Taiwan apanhada no meio, claro está.

Dito isto, o presidente da TSMC afirma que um conflito pelas linhas de produção é contra o interesse de todos. Visto que toda a indústria precisa de uma TSMC forte e capaz de produzir em massa. Aliás, com a atual crise de produção… É mais do que óbvio que um conflito poderia meter toda a indústria tecnológica mundial em xeque. O que levaria várias economias por arrasto.

Em suma, consegue imaginar uma situação em que a China invade Taiwan. Ganha controlo da TSMC, e os Estados Unidos começam a mexer-se para retaliar? Já aconteceu com o petróleo há 30 anos, por isso, pode voltar a acontecer com os semicondutores. Aliás, parece cada vez mais óbvio, que os chips são o novo petróleo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também