Amanhã há Greve Geral: ficas em casa ou vais para o Centro Comercial?

Amanhã é dia de Greve Geral. Para uns, é um dia de luta por direitos laborais; para outros, é um dia de caos nos transportes. Mas há um terceiro grupo que está a ganhar força: aqueles que olham para a paragem do país como a oportunidade perfeita para despachar as compras de Natal. Parece irónico, mas é o cenário que se avizinha. Com escolas fechadas e muitos serviços a meio gás, os centros comerciais prometem encher-se de gente que, sabendo ou não os motivos da greve, vai aproveitar a folga forçada para abrir a carteira.

Greve Geral: o caos para chegar às lojas

Se estás a pensar aproveitar o dia de amanhã para ir comprar aquele smartphone novo ou as prendas que te faltam, prepara-te. Com a forte adesão prevista nos transportes públicos (metro, comboios e autocarros), o trânsito nas grandes cidades promete ser um pesadelo.

Entretanto a ironia é palpável: num dia marcado pela reivindicação de melhores condições de trabalho, é provável que vejamos filas intermináveis nas caixas das grandes superfícies, com funcionários sob pressão extra devido à afluência de “folgados”.

A alternativa está no teu bolso?

Se não queres enfrentar o trânsito nem a confusão de um dia atípico, talvez a melhor estratégia para amanhã seja mesmo ficar no sofá. Para além disso as lojas online não fazem greve (pelo menos os servidores não), e evitas a dor de cabeça de tentar estacionar num centro comercial num dia em que o metro não funciona.

O que deves ter em conta amanhã:

Transportes: Conta com supressões na maioria dos serviços urbanos. Se dependes deles para ir às compras, esquece.

Serviços Públicos: Lojas de cidadão e outros serviços do estado estarão provavelmente fechados ou muito limitados.

Stocks: Se a logística for afetada, pode haver reposição mais lenta em algumas lojas físicas.

O que está realmente em causa?

Não, não é apenas “mais uma greve”. O motivo principal é o novo “Pacote Laboral” (conhecido como Trabalho XXI) que o Governo quer implementar. Segundo os sindicatos, estas medidas mexem diretamente com a tua carteira e com o teu tempo livre:

  • Despedimentos mais fáceis: Assim a nova lei pode facilitar os despedimentos individuais e dar mais liberdade às empresas para usarem contratos a prazo, aumentando a precariedade.

  • O teu tempo (de borla?): A grande guerra é o “Banco de Horas”. Na prática, podes ter de trabalhar mais horas num dia sem receberes horas extra, para “compensar” noutro dia à escolha da empresa.

  • Direitos da Família: Entretanto há alterações polémicas nas licenças de amamentação e no luto gestacional, que estão a gerar muita revolta.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também